Sua bagagem de mão ou despachada em vôos deve obedecer às novas regras da Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil. Mas você já entendeu tudo o que mudou? A seguir explicamos os novos limites estabelecidos e também o que não mudou na hora de viajar de avião.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Regras para Bagagem de Mão em Vôos[/h2]
O passageiro tem direito a carregar consigo uma bagagem de mão que pese um máximo de dez quilos, sem cobrança de taxa alguma. Acima disso a empresa aérea terá a opção de cobrar por excesso de peso.
Ela também poderá decidir que sua bagagem de mão é grande demais para ir com você na cabine. Portanto, cuidado. Não exagere.
Observe se sua bagagem vai caber no bagageiro acima da sua poltrona. A mala de mão só pode ser acomodada ali.
No geral as dimensões máximas permitidas são de 55cm x 35cm x 25cm.
Vale lembrar que você não pode transportar qualquer coisa nela. Objetos cortantes ou produtos inflamáveis estão proibidos. Em vôos internacionais não é possível levar frascos com mais de 100ml de líquido.
[h2 type=”2″ width=””]Regras para Bagagem Despachada na Viagem de Avião[/h2]
Se você precisar levar uma mala que precisará ser despachada, é bom ter uma noção de quanto ela deverá pesar quando pronta. Isso porque muitas companhias aéreas vendem passagens em esquema de franquia e cada uma delas permite um peso e dimensões diferentes de bagagem.
Por isso leia atentamente o que cada franquia estabelece antes de finalizar a compra. Algumas companhias cobram essa tarifa à parte.
Também cabe a cada empresa aérea a resolução sobre o peso máximo de cada bagagem despachada. Assim como sobre a cobrança ou não por excesso de peso ou bagagens especiais.
Portanto pesquise bastante antes de comprar suas passagens.
A companhia de vôos também é obrigada a fornecer uma nota com a descrição de cada volume despachado. Guarde com carinho: ela será importante caso suas malas sejam extraviadas.
Uma mala despachada não poderá transportar dispositivos de alarme e material explosivo ou pirotécnico, como fogos de artifício. Armas, líquidos para isqueiro, cilindros de oxigênio, fósforo, inseticidas e materiais magnéticos também estão proibidos.
A lista é ainda maior. Acesse o site da Anac ou da sua companhia aérea para conhecer todos os materiais e objetos não permitidos.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas para Antes de Ir para o Aeroporto[/h2]
A melhor maneira de não ter surpresas na hora da sua viagem de avião é se antecipar. Ligue para sua companhia aérea e confirme que a bagagem de mão pode mesmo ser de 10 quilos.
Às vezes a empresa diminui esse limite, por conta de segurança ou de capacidade da aeronave.
Sempre pese sua mala depois de feita e fechada. Assim, numa balança de banheiro mesmo. Isso vai permitir que você redistribua os conteúdos de forma a respeitar as regras de volume da Anac.
Não despache objetos de valor, tais como joias, dinheiro e objetos eletrônicos. Isso deve ir com você, na bagagem de mão. Você deve ter controle total desses itens o tempo todo.
Sem contar que se a mala despachada for extraviada, você não ficará sem eles até que a encontrem.