Zâmia (Zamia Furfuracea)

 

Nome botânico: Zamia furfuracea L.
Sin.: Zamia pumila L.
Nome popular: zâmia, sagu-da-jamaica, araruta-da-flórida
Gymnospermae – Família Cycadaceae
Origem: Estados Unidos, México, Norte da América do Sul[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]

Planta perene arbustiva de caule curto lenhoso, pode atingir uma altura entre 1,20 a 1,50 m, com diâmetro em torno de 1,50 m.

É uma planta dioica, isto é, temos uma planta de inflorescência feminina e outra masculina. A planta feminina produz uma estrutura cônica com sementes alaranjadas.

As folhas são longas, compostas de inúmeros folíolos ovais lanceolados verdes e muitas vezes pequenos espinhos ao longo de todo o pecíolo.

Muito ornamental para qualquer região do Brasil com clima ameno.

[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar a Zâmia[/h2]

Zamia FurfuraceaPara cultivar devemos escolher um lugar com sombras no horário da tarde, pois esta planta é originária de lugares com florestas e suas folhas apresentam sinais marrons de queimadura quando expostas ao sol.

O solo de cultivo deverá ser fértil, com capacidade de drenagem, mas que possa reter alguma umidade no verão. O pH de cultivo ideal é 7,0.

Para plantar a zâmia, usar uma mistura em partes iguais de composto orgânico bem particulado com húmus de minhoca e areia, caso o solo seja muito argiloso. Acrescentar 100 g de fosfato natural de rochas na mistura.

Abrir um buraco maior que o torrão, descompactando a terra do fundo e das paredes, para permitir bom desenvolvimento de raízes.

Colocar parte do substrato preparado no fundo, colocar o torrão e preencher as laterais com a mistura. Regar a seguir.

As regas deverão ser regulares, mas diminuir no inverno e na época das chuvas de algumas regiões.

Realizar a adubação anual no inverno ou época das chuvas depois de dois anos do plantio, com a mesma mistura do plantio.

[h2 type=”2″ width=””]Propagação[/h2]

zamia sementesA propagação é feita por sementes na primavera. Colocar as sementes em balde com água, as que afundarem poderão ser semeadas.

Usar um caixote com um substrato feito de casca de arroz carbonizada, areia e vermiculita, mantendo uma leve umidade e em cultivo protegido.

A germinação costuma ocorrer entre 2 a 4 meses, dependendo da região.

Dentre outras espécies do gênero Zamia citamos: Zamia integrifolia, originária da Flórida e Zamia wallisii da Colômbia e Zamia pygmaea de Cuba.

[h2 type=”2″ width=””]Paisagismo e Uso Decorativo da Zâmia[/h2]

Zamia FurfuraceaEm paisagismo é uma excelente adição para as áreas sombreadas junto a edificações e muros fechados.

Também pode ser cultivada em vasos grandes e de boca larga com sucesso.

Como aprecia ambientes sem sol direto, poderemos também cultivar a zâmia em interiores com boa iluminação natural.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...