Um vaso de planta bem escolhido fará toda a diferença com relação à beleza do ambiente e da planta.
É uma peça de decoração e também precisa ser do tamanho certo para que a planta cresça saudável.
Aprenda aqui a arte de escolher o vaso certo para o local certo.

O comércio de vasos para ornamentação tem fornecido materiais diversos possibilitando a escolha que melhor se adapta na ornamentação dos espaços, seja no jardim particular, público e em interiores.

Vasos para exterior ou praças

Vasos para exterior são na grande maioria de cimento e cerâmica queimada, que proporcionam maior durabilidade.
vasos de concreto minimalistas
 
A ornamentação das ruas em locais onde a prefeitura da cidade se empenha em embelezar poderá ter assim, grandes recipientes que poderão receber desde plantas perenes até anuais de estação, decorando os espaços públicos e encantando visitantes.
Nas principais cidades turísticas do Brasil podemos encontrar ruas ornamentadas com vasos e plantas.

Para ornamentar espaços publicos, frentes de lojas, jardins de inverno, poderá inclusive misturar vasos de cimento de estilos antigos ou modernos.

Como escolher o vaso ideal – Vasos de madeira reciclada também para exterior

como escolher o melhor vaso

Vasos de madeira reciclada e tratada, com formato diferente, colocados lado a lado para a repetição também podem ser utilizados em áreas externas.
São muito usados em ornamentação e paisagismo.

Mudas ainda em crescimento de bocas-de-leão (Anthirrinum majus) antecipam a beleza que será quando estiverem bem desenvolvidas.

Faça do vaso uma peça de decoração

como escolher o melhor vaso

Por vezes o vaso é uma peça em si de decoração, pedindo para ser valorizada em algum local do interior ou do exterior de sua casa.
Nestes casos, o vaso é quase uma peça de escultura.
Coloque- o em local de destaque. A planta deve ser discreta, sem tirar a atenção da beleza do vaso.

Se for um vaso grande, coloque-o em local com poucos objetos onde chamará mais a atenção.

Vasos de cerâmica específicos para orquideas

escolher o vaso

Orquídeas atualmente são cultivadas em vasos de plástico ou placas de coco, amarradas a pedaços de ramos.

Mas os antigos vasos de cerâmica com buracos característicos de seu cultivo ainda são manufaturados e possibilitam um detalhe interessante não só para orquídeas (Miltonia) , mas também para outros tipos de plantas como o cacto da primavera (Rhipsalidopsis) .

Coloque vasos no jardim

Os jardins podem ter plantas definitivas e alguns vasos que poderão receber plantas de estação, alegrando um espaço muitas vezes muito verde.

Quando comprar vasos de cerâmica ou cimento é sempre conveniente passar no seu interior uma tinta de impermeabilização destas usadas na construção civil para impermeabilizar concreto.

Passar duas demãos e deixar secar bem alguns dias para que os solventes evaporem e não ataquem as plantas.
Quando não se protege a parede do vaso o que costuma ocorrer é que o vaso fica com musgos e manchas de fungos na parede externa, propiciado pela umidade que passa do interior para fora.

Diferentes formas e tipos de vasos

Como escolher o vaso ideal  - vaso morangueira
Como escolher o vaso ideal – vaso morangueira

Quem aprecia vasos com formas diferentes e inusitadas poderá usar este vaso de cerâmica com bolsos, denominado vasos de morangos.

Na verdade ele poderá ser utilizado para diversos tipos de herbáceas pequenas, como medicinais e aromáticas de condimentos, anuais de estação e claro, morangueiros.

Na foto, a decoração foi feita com lobélias (Lobelia) , uma anual de primavera-verão.

Quando terminar seu ciclo poderão ser substituídas por anuais de inverno, suculentas ou aromáticas.

Vitrificação em vasos

escolher vasos
vasos esmaltados

A confecção de vasos de cerâmica tem uma técnica chamada de vitrificação, quando esmaltes cerâmicos são aplicados no interior e exterior do vaso e levados para nova queima.

O resultado são cor, desenhos e texturas diferenciadas.

O vaso fica impermeável e é necessário atentar para o furo de drenagem para bom desenvolvimento e saúde das plantas.

As begônias se desenvolvem muito bem neste tipo de vaso, como por exemplo a begônia-escura (Begonia rex) cultivada à meia sombra.

Vasos plastificados

Vasos plásticos em imitação de ratan ou imitando outras texturas propiciam a ornamentação de vários espaços externos e internos com elegância.
Têm a vantagem de serem mais leves e podem trazer uma gama maior de colorido.

vasos feitos de plástico

Plantas de meia sombra ficam muito bem, como por exemplo, as begônias híbridas (Begonia hybrida) são um exemplo, mas podemos encontrar em tamanhos maiores onde poderão ser cultivados inclusive cicas e palmeiras diversas.

Nem sempre há espaço para grandes jardins e as pessoas que apreciam plantas e flores podem assim cultivar em terraços, sacadas e varandas suas plantas preferidas.
Sejam plantas temporárias ou perenes, é necessário conhecer a espécie a cultivar para então determinar o tamanho do vaso que fique harmonioso com o ambiente e propicie para a planta um bom suporte para o substrato adequado.