[h2 type=”2″ width=””]Legislação sobre Areas de Preservação ao Longo de Cursos D’Água[/h2]
Leis federais conferem a proteção de no mínimo 30 metros das margens de cursos de água e canais.
Quem pretende comprar terreno próximos a estes poderá ter sua área alagada por enchentes e enxurradas, sem poder fazer a drenagem.
É sempre necessária a prévia consulta ao órgão governamental do local, como a Secretaria de Meio Ambiente, para ser constatado se o terreno a ser adquirido não está entre as áreas de APP, ou seja, Area de Preservação Permanente, protegida por leis tais como a Lei Federal n.º 4.771/65, a Lei Federal n. 6.938/65, a Lei Federal n.º 10.257/01, o Plano Diretor do Município, entre outros e que não pode ser utilizada para empreendimentos.
[h2 type=”2″ width=””]Cuidado com Hortas Próximas a Córregos ou Rios[/h2]
Um dos grande problemas para quem cultiva hortaliças, fruticultura ou outros empreendimentos de produção de vegetais para comercializar, é que o uso de insumos poderá levar os adubos para dentro do curso de água próximo, ocasionando um grande problema com a poluição das águas.
O excesso de nitrogênio lixiviado pela chuva, por exemplo, pode causar a grande proliferação de algas dentro das águas, que irão consumir o oxigênio, matando toda a população de peixes e microorganismos que ali vivem.
Como fazer:
- Constatar se seu terreno já adquirido está dentro de área APP e entender os limites do uso da terra;[space]
- Caso não seja próximo a cursos de água, mas tenha problema de encharcamentos pelo lençol freático mais alto e tipo de solo, buscar soluções para drenar a água em excesso do terreno, propiciando assim melhor uso para ornamentais e sua horta, além de melhoria de saúde para os moradores;[space]
- Fazer as fundações das edificações de acordo com projetos elaborados por profissional, especial para áreas sujeitas a alagamentos.[space]
[h2 type=”2″ width=””]Como Cultivar Ornamentais em Solos Úmidos[/h2]
Quando temos no nosso jardim da frente ou dos fundos uma área sujeita a ficar mais úmida após uma chuva ou períodos de chuva sazonal, poderemos achar que nada ali é possível cultivar ou que não poderemos ter soluções para isto.
Estamos aqui trazendo duas soluções simples e práticas e algumas sugestões de plantas para que possa ornamentar seu jardim, mesmo que ache que seu problema é insolúvel.
Uma solução simples é a elaboração de um pequeno dreno para o canteiro: após o delineamento do canteiro, retirar a terra numa profundidade de 40 cm. Colocar no fundo areia de construção numa camada de 10 cm por cima do solo retirado.
A areia servirá para escoar a água da chuva não deixando o solo encharcado e não prejudicará a raiz das plantas.
Outra solução é a elevação do canteiro, colocando uma parede ao redor, que poderá ser feita de tábuas, pedras ou tijolos.
A base do canteiro também deverá ter areia, conforme o tipo de planta a cultivar, também na mistura de substrato.
A grande maioria das plantas não aprecia solos encharcados, mas existem algumas ornamentais e também plantas de horta que poderemos cultivar.
Veja nosso artigo sobre Plantas para Lugares Úmidos.