As melhores receitas de prato principal incluem temperos para salgados. Ervas e sementes conferem perfume e sofisticação às refeições mais simples. Então por que não cultivá-los em casa? A seguir a gente revela aqueles fáceis de compor uma hortinha, mesmo em espaços internos.[clear]
Alguns desses temperos são oriundos de plantas que podemos cultivar no país; outros são importados. E melhor que isso: vários podem ser plantados em casa.
Alguns possuem registros históricos datando de antes da Era Cristã, aromatizando receitas, servindo como remédios e enfeitando os jardins, como é o caso do zimbro (Juniperus communis).
[h2 type=”2″ width=””]Vantagens do Tempero Plantado em Casa[/h2]
A grande vantagem de plantar seu tempero em casa é o frescor: basta retirar a quantidade certa direto dos ramos da planta e preparar a sua refeição.
Isso evita os desperdícios que ocorrem ao comprar maços em quantidades já definidas na feira.
Sem contar que a médio prazo é mais barato, já que a sua plantinha envasada produzirá bastante folhas ou sementes.
Se você prefere seu tempero sequinho, confira nosso artigo sobre como desidratar temperos.
[h2 type=”2″ width=””]Pratos Salgados: Temperos Mais Usados[/h2]
O coentro (Coriander sativum) é conhecido como um dos temperos mais apreciados da culinária baiana em particular e nordestina em geral.
O cominho (Cuminum cyminum) é ótimo para dar um sabor especial ao feijão nosso de cada dia; o kümmel (Carum carvi), também conhecido como alcarávia, é da mesma família que o cominho, e vai bem com queijos, salsichas e repolhos. Fica excelente na massa do pão de centeio.
O cerefólio (Anthriscus cerefolium), de paladar delicado, é essencial no preparo de receitas francesas. Faz um ótimo par com – ou pode até mesmo substituir – a salsa. Vai em omeletes, vinagres, saladas, carnes assadas e sopas.
Já o estragão (Artemísia dracunlus) pertence à família do girassol (Helianthus annuus) e é o segredo do sucesso do molho Béarnaise. Acrescente-o em suas receitas com frango, ovos e tomates.
Curiosamente a mostarda (Brassica alba) é da mesma família da alface (Lactuca sativa). Além do famoso molho amarelo que faz par com o catchup, suas sementes são utilizadas para outras receitas mais sofisticadas que incluem carnes e saladas.