Gosta de cozinhar? Adoraria de ter suas ervas à mão na hora de preparar receitas? Mesmo que more em apartamento você pode cultivá-los! Vem com a gente e plante seus próprios temperos em vasos, em casa mesmo.[clear]
Se você tem um jardim ou quintal, maravilha. Mas mesmo uma varanda ou sacada de um apartamento poderá ser transformado numa horta caseira. Lá você poderá ter ervas finas e algumas plantas de horta.
Poderá adquirir as mudas ou sementes em hortos e agropecuárias. Eles comercializam, também, os substratos e recipientes.
[h2 type=”2″ width=””]Tipos de Vasos para Plantar sua Horta[/h2]
Os tipos de recipientes e treliças para cultivo em espaço pequeno podem ser diversos. Algumas sugestões a seguir.
[h3 type=”2″]Aproveite os vasos de plástico[/h3]
Os vasos de cultivo de plástico podem ficar dentro de jardineiras de madeira, arrumadas numa escada feita especialmente para isto. É ideal para alfaces, rúculas e almeirões, também cebolinhas e alhos.
[h3 type=”2″]Vasos maiores que aceitem pequenas treliças[/h3]
Plantas maiores, como os tomateiros, podem ser cultivados em vasos sozinhos. Enterre uma treliça de dois ou três sarrafos dentro para conduzir a muda.
Outra forma poderia ser um sarrafo com tela de galinheiro fina enrolada para amarrar os talos do tomateiro. Servirão também para pepinos, feijão-vagem, ervilhas e morangos.[clear]
[h3 type=”2″]Vasos pendentes para algumas aromáticas[/h3]
Uma forma de cultivar pequenas plantas como as aromáticas é em vasos pendurados. Suportes do tipo armado, sarrafos individuais, pequenos pallets são boas opções.
Aquelas armações de material não perecível usadas para jardins verticais também podem ser utilizadas. Observar, porém, que as plantas ali cultivadas não devem ser muito grandes. Bons para ervas pequenas do tipo manjerona, orégano e tomilho.
[h3 type=”2″]Vasos de boca larga para temperos maiores[/h3]
Plantas maiores podem ficar em vasos, do tipo que têm boca larga e com pelo menos 40 cm de altura. Neles poderá cultivar o alecrim, apreciado para a deliciosa focaccia. É um arbusto e desenvolve altura de mais de 1,0 m.
Também altos são o manjericão, pimentão, berinjela e gengibre, necessitam de vaso unitário.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas para o Plantio de suas Ervas Aromáticas[/h2]
As regas dependem do tipo de planta. Tomateiros e as folhosas apreciam mais água. Ervas aromáticas, com exceção do manjericão, não apreciam solos muito úmidos. As restantes, regas regulares a cada 3 ou 4 dias.
O tipo de substrato para plantas de horta é uma mistura de composto orgânico e húmus de minhoca na proporção de 3:1. No fundo, proteja o furo de drenagem com pedaço de tijolo ou brita. Coloque por cima um punhado de areia. E por cima o substrato misturado.
A disposição deve ser no meio para plantas cultivadas sozinhas. Ou quando são dispostas pequenas ervas ao redor. Sempre a planta mais alta no meio.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Temperos em Vasos para Plantar no seu Apartamento ou Casa: Cebolinhas, Alho e Cebolas[/h2]
Temperos para finalizar os pratos: cebolinha-de-todo-o-ano (Allium schoenoprasum), alho (Allium sativus) e cebola (Allium cepa).
Você compra as mudinhas de cebolinha, que vêm num bloco, e separa com cuidado uma a uma. Plante em profundidade que cubra o bulbo.
Se tiver dentes de alho sobrando ou mesmo alguma cebola brotando, enterre parcialmente no mesmo vaso. Deixe a ponta de fora. Regue com cuidado e mantenha umidade não muito alta.
[h2 type=”2″ width=””]Vaso com Cheiro Verde ou Bouquet Garni[/h2]
Já viu em vídeo de receitas um maço verdinho amarrado que colocam em ensopados, cozimento de carnes e sopas? Pode cultivar as suas em casa. São as ervas finas ou bouquets garni.
Mesmo tipo de vaso e substrato, mesmo local para comprar. Os bouquets tradicionais são feitos de folhas de louro (Laurus nobilis), tomilho (Thyme) e salsa (Pretroselium spp.).
Como o loureiro é uma árvore, seu cultivo fica um pouco mais complicado fazer em apartamento. Mas sempre poderá comprar em supermercados as folhas já secas.
A salsa tem duas características: é cultivada a partir de sementes e precisa de um vaso somente para ela. Adquira um de altura em torno de 40 cm. Afinal a planta tem longas raízes. Semeie cobrindo com areia seca, depois regue bem.
Outras combinações poderão ser feitas com diferentes variedades de cheiro verde para sua cozinha. Assim você vai variar as plantas do conjunto.
[h2 type=”2″ width=””]Outras Sugestões de Temperos em Vasos[/h2]
Sálvia (Salvia officinalis), manjerona (Origanum majorana), orégano (Origanum vulgare) e segurelha (Satureja montana). São ervas pequenas, cabem todas no mesmo vaso que poderá ser uma jardineira de 60 cm.
As regas deverão ser cuidadosas. São plantas de substrato com pouca umidade, mas não seco total.
Ter uma pequena horta em sua varanda ou sacada, composta com hortaliças produzidas de forma orgânica e sem agrotóxicos, não tem preço!