Kalanchoe, Orelha-de-Gato (Kalanchoe tomentosa)

Original: https://www.fazfacil.com.br/jardim/suculenta-orelha-de-gato-kalanchoe/ Escrito por

A orelha-de-gato é uma suculenta nativa da ilha africana de Madagascar de aspecto aveludado que fica perfeita em jardins rochosos ou em arranjos com outras plantas. Aprenda a plantar o kalanchoe.

Nome Técnico: Kalanchoe tomentosa
Nomes Populares : Kalanchoe, Panda Plant, orelha-de-gato, calancoe
Família: Família Crassulaceae
Origem: Madagascar

Descrição

Planta herbácea suculenta com folhas carnosas cobertas por pelos finos e brancos, dando um aspecto aveludado à planta. Na ponta das folhas marcações em coloração marrom.

Crescimento até 0,45 m. Floração rara e esporádica.

Modo de Cultivo

kalanchoe tomentosaLocal ensolarado, com sol direto por no mínimo 4 horas. Solo rico em material orgânico com boa drenagem.

Para plantio em vasos, preparar mistura de terra comum de canteiro ou húmus de minhoca com areia, em partes iguais. Proteger o fundo do vaso com manta não-tecido ou pedrinhas e areia, para que a drenagem seja fácil.

As regas devem ser abundantes, mas espaçadas, deixando secar o solo. Quando em cultivo isolado ou mesmo em vaso em conjunto com outras suculentas e cactos, colocar fertilizante diluído na água de rega.

Usar a mistura de 1 colher de sopa de adubo granulado NPK em 2 litros de água, sacudindo bem para dissolução. Regar o substrato somente, evitando umedecer as folhas.

Realizar esta adubação no período de crescimento da planta durante a primavera ou verão. No inverno as regas deverão ser espaçadas para evitar apodrecimentos.

Propagação de Kalanchoe Tomentosa

planta pandaPara obter mudas, poderemos separar as touceiras ou fazer estaquia das folhas. Retirar as folhas de base e deixar secar sobre um papel para formar uma película sobre a ferida.

Colocar em bandeja de cultivo ou vaso coletivo com areia úmida e deixar à sombra. Em breve aparecerão as folhinhas.

Transplante para vasos, em substrato preparado com areia e húmus de minhoca em partes iguais. Não se esquecer de regar após o plantio, conservando alguns dias fora do sol.

Paisagismo

Os jardins rochosos de cactos, suculentas, caudiciformes e outras plantas xerófitas são muito interessantes, principalmente para regiões quentes e onde as chuvas são mais esparsas.

A dosagem com outras plantas maiores em conjuntos harmônicos farão deste tipo de jardim um sucesso.