Nutrientes:

As plantas são formadas de elementos químicos em combinações de oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio em maiores quantidades e em menores teores de ferro, molibdênio, cobre, zinco, cloro, manganês e outros.

Umidade e nutrientes em vasosO oxigênio e o hidrogênio são obtidos do ar e da água e os demais estão presentes na solução do solo.

A planta obtém o carbono do ar ao seu redor e utiliza na fabricação da glicose no processo de fotossíntese.

Através dos estômatos, pequenos orifícios localizados nas folhas o ar é absorvido e em presença da luz o fenômeno da fotossíntese transforma os elementos em carboidratos que migram para o caule e as raízes de onde se processa todos os comandos de desenvolvimento, floração e frutificação da planta.

A água no solo é absorvida pelas raízes e sobe a todas as partes da planta pela chamada seiva bruta, tudo que as raízes absorveram.

A planta também respira, jogando no ar oxigênio e vapor de água pelos estômatos o que pode ser facilmente comprovado colocando uma planta viva dentro de um copo fechado.

A falta ou excesso de água afeta diretamente a planta. Com água suficiente, suas folhas mostram turgescência e na falta ficam murchas.

Qualquer efeito de seca, calor intenso, doença ou perda radicular pode ocasionar o murchamento, se não houver regas, pode fenecer.

A água também tem um papel fundamental no carreamento dos nutrientes para as necessidades da planta.

Segundo Malavolta (2000), 95% da matéria seca das plantas são formadas de carbono, nitrogênio e oxigênio. Os minerais retirados do solo e por adubação suplementares são o restante.

* Macronutrientes – são assim chamados porque são os nutrientes mais utilizados pelas plantas.
São nitrogênio(N), fósforo(P), potássio(K), cálcio(Ca), magnésio(Mg) e enxofre(S).

* Micronutrientes – Em menor quantidade necessários para as plantas, mas não em importância são necessários para que a planta realize seu ciclo de vida:
ferro (Fe), boro (Bo), manganês (Mn), cobre (Cu), molibdênio(Mo), cobalto(Co), selênio(Se), zinco(Zn), sódio(Na), níquel(Ni).

* Nitrogênio – É constituinte dos aminoácidos que estão nas proteínas dos vegetais.
A cor da clorofila tem nitrogênio.

O excesso de N tem na planta a resposta de formação de grande massa vegetal, inibindo a floração e posterior frutificação.

No entanto, a falta de N ocasiona menor crescimento nas plantas e não há produção de flores e frutos. Ver tabela de deficiência.

Umidade e nutrientes - solo

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.