Qual o solo ideal para um pomar doméstico?

Original: https://www.fazfacil.com.br/jardim/solo-pomar-domestico/ Escrito por

Solo ideal para um pomar

Quando nos decidimos a implantar um pomar comercial, procuraremos a região e o terreno adequados.

O melhor lugar para o estabelecimento de um pomar é em um lugar alto, ensolarado, de solo fértil e profundo, com bons teores de matéria orgânica, pH em torno de 5,5 e com declive para a drenagem das águas da chuva.

Quando resolvemos fazer um pomar doméstico, isto pode significar na periferia ou dentro da cidade e teremos de nos arrumar com o espaço disponível.

Se a quantidade de plantas para colocar for grande, vale a pena fazer uma análise do solo em laboratório, para saber os nutrientes disponíveis, pH e problemas a serem sanados, como correção de acidez e fertilidade.

Solos com teores de argila em torno de 12 a 25%, areia e silte são os ideais para o desenvolvimento das raízes das frutíferas.

Solos muito siltosos ou muito argilosos tendem a ser mais compactados, retendo água demais, o que pode prejudicar a aeração e o desenvolvimento radicular. Isto propicia o aparecimento de doenças fúngicas e a planta irá produzir frutos de pouca qualidade.

Em plantios comerciais os produtores fazem camalhões quando o solo é argiloso demais, que consiste na elevação da terra para o plantio delas em cima do camalhão, facilitando a drenagem.

No pomar doméstico citadino isto não será possível.
Teremos de realizar outro processo de plantio para que tenhamos sucesso, como por exemplo, drenos feitos previamente para o escoamento do excesso de água.

Determinando o espaço

solo ideal para um pomar domestico - mangueira

A mangueira adulta ocupa um espaço grande, não plante diversas mudas próximas!

Espaçamento de 3 – 4,0 metros entre troncos para árvores do tipo laranjeiras e limoeiros será suficiente.

Já para mangueiras e jabuticabeiras a sua escolha ficará restrita a uma muda só.

Enquanto crescem até que pode ter alguma outra fruteira menor, mas ao atingir seu tamanho adulto será difícil conseguir, devido à competição por luz, água e solo.

A melhor época para plantar é no inverno para os estados mais ao sul do Brasil que é nos meses entre junho e agosto.

Para regiões de clima mais quente, na época das chuvas, pois a sobrevivência das mudas irá depender da água.