Senécio Azul (Senecio serpens)

Escrito por

Conheça o belíssimo senécio azul, suculenta originária da África do Sul fácil de cuidar e perfeita para terrenos rochosos.

Nome botânico: Senecio serpens G.D.Rowley
Sin.: Kleinia repens L.
Nome popular: senécio-azul
Angiospermae – Família Asteraceae
Origem: África do Sul

Descrição

Herbácea perene suculenta de altura de 30 centímetros, formando uma touceira espalhada por 60 centímetros.

As folhas são de cor verde-azulada, carnosas, lineares e cilíndricas. Suas flores são brancas, em corimbos. Surgem no verão, uma atração maior para o canteiro.

Pode ser cultivada em climas amenos a tropicais, pois não tolera bem geadas.

Como Plantar o Senécio Azul

senecio azulPlanta muito interessante para forrações, por conta de sua intensa cor azulada.

Deverá ser cultivada em conjunto com outras plantas com poucas necessidades de água, como as usadas em jardins rochosos.

O substrato de plantio é uma mistura levemente alcalina feita com húmus de minhoca e areia grossa de construção na proporção de 3:1.

Misturar ao solo do canteiro, plantando em covas do tamanho do torrão, apertando de leve para fixar. Regar a seguir, e depois espaçar as regas.

Adições de nutrientes poderão ser feitas com a mesma mistura usada para plantio, a cada dois anos ou quando a planta começar a mostrar raízes descobertas.

Ao incorporar, limpar bem as folhas, sem deixar terra entre elas e o talo. Sempre regar após estas adições. O espaçamento para forrações é de 0,30 x 0,30 m, desencontrando as linhas.

Mudas e Propagação

senecio azul

A propagação é feita por estaquia das folhas carnosas.

Retirar com cuidado e deixar sobre jornal à sombra para secar o corte. Depois, plantar em areia úmida, mantendo em cultivo protegido.

Quando tiver tamanho suficiente para manusear, plantar em potes com o mesmo substrato recomendado de cultivo, até estar em tamanho adequado para levar para canteiro.