Sementeira coberta

Sementeira coberta e bandejas para semear:

Caixa artesanal com tampa para semear

A semeadura é feita num tipo de cultivo protegido, uma mini- estufa como a do desenho.

Esta câmara servirá para fazer as semeaduras, mas também para alguns trabalhos de jardinagem, como estaquia de ramos e folhas de ornamentais.

Sementeira coberta  -  cobertura sementeiraTrata-se de uma caixa, sem fundo, com laterais cobertas por plástico transparente ou vidro e colocada no chão.

Para fechar esta caixa, fazer uma janela com vidro ou plástico transparente.

O tamanho será de sua escolha, não faça grande demais, mínimo será de 1,0 x 1,40m x 0,40m.

Colocada no chão, dentro poderá encher até uma altura de 15 cm com o substrato para a sementeira e semear.

Se você reparou que a caixa está aberta no modelo, é porque após a semeadura você deverá todos os dias abrir um pouco, para que o ar circule, renovando o oxigênio e arejando toda a área interna.

Não é nada sofisticado, você pode fazer com madeira descartada de demolição, pedaços de sarrafo de madeireiras que são vendidos barato, pois não estão no padrão.

Para deixar a janela aberta, prender um pequeno sarrafo ou bambu ou, como no modelo, colocar um ou dois pedaços de tijolos para manter semi-aberta apenas.
Deixar algumas horas assim pela manhã e depois fechar novamente.

As bandejas para a semeadura

Sementeira coberta  -  bandeja sementeiraPoderá optar por bandejas plásticas semelhante a uma bandeja para ovos, onde poderá fazer a semeadura.

São adquiridas em agropecuárias e poderá utilizar muitas vezes.

Não adquira as que são feitas de isopor, não são biodegradáveis.

Você perguntará: poderia usar a embalagem de ovos de papelão?
Até pode, mas o problema é que o material decompõe-se rapidamente e talvez se desmanche antes de poder transportar os torrões das mudinhas para o canteiro.

Serve apenas para a fase inicial, quando poderá repicar esta muda para bandejas ou caixotes maiores, o que duplica o trabalho.

Feita a sementeira, colocar dentro dela um substrato bem peneirado.
Poderá ser composto orgânico ou húmus de minhoca misturados em partes iguais com areia ou casca de arroz carbonizada.

Não se coloca adubo animal ou químico na sementeira.
Regue com jato fino para umedecer o substrato.

Sementeira coberta  -  bandeja Se optar por bandejas de semeaduras, elas já vêm com alvéolos, para colocar o substrato e semear.

A vantagem é que o torrão fica assim pronto, facilitando a retirada para o canteiro.

Elas são reaproveitáveis então se vai fazer do seu hobby alguma coisa permanente, de repente valerá a pena este investimento.
Se não pode usar qualquer dos recipientes que sugerimos antes.

Plantando as sementes

Sementeira coberta  -   mãos semeadorasPeneire a terra ou substrato escolhido, coloque na bandeja ou caixote e alise bem.
Regue com jato bem fino.

Nesta etapa não há necessidade de usar adubos.

Para proceder ao plantio, coloque a semente em pequenas covas, abertas com o dedo ou o cabo de um instrumento de jardinagem.

A profundidade de plantio desta semente deverá obedecer às recomendações que vêm nas embalagens que adquiriu ou nas nossas recomendações.

 

Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.