A russélia é um arbusto nativo do México que dá belas flores. Saiba mais sobre suas características, seu potencial ornamental e aprenda a cultivá-la.[clear]
Nome botânico: Russelia equisetiformis Schltdl. & Cham
Nome popular: russélia, flor-de-coral
Família Plantaginaceae
Origem: México
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
Planta arbustiva de folhagem com textura herbácea pode atingir em torno de 1 a 1,50 metros de comprimento.
Seus ramos são pendentes e forma grandes touceiras floridas, muito ornamentais. As folhas são bem finas, filamentosas e as flores são bem pequenas, tubulares na cor vermelha, branca ou creme na ponta de pedúnculos filiformes ao longo de todo o ramo.
Floresce do final do inverno até o final do outono e as flores atraem beija-flores. É uma planta muito interessante para jardins de todo o país, inclusive para regiões frias.
[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar a Russélia[/h2]
Para cultivar este arbusto devemos plantá-lo ao sol, em local onde possa desenvolver a touceira.
O solo de cultivo de preferência é mais para areno-argiloso, fértil e bem drenado, mas preparando a cova de plantio teremos sucesso em qualquer região.
Abrir um buraco maior que o torrão. Preparar num balde ou lona no chão uma mistura de 500 gramas adubo animal de curral bem curtido com composto orgânico o quanto necessite, mais 100 gramas de fosfato natural de rocha ou farinha de ossos. Misturar bem.
Colocar um pouco no fundo do buraco, acomodar o torrão e preencher as laterais. Apertar a terra para fixar a muda. Regar bem. Nos próximos dias regar todos os dias em que não houver chuvas. A melhor época para plantar este arbusto é no inverno.
Tratos culturais com esta planta são somente a retirada de ramos secos. Quando atingir dimensões grandes demais para o espaço onde está sendo cultivado, poderá ser feita a separação de touceira, quando então obteremos novas mudas.
A adubação de reposição de nutrientes poderá ser feita a partir do segundo ano de cultivo, com a mesma mistura usada no plantio, colocando ao redor do pé da muda.
[h2 type=”2″ width=””]Uso Decorativo e Paisagismo da Russélia[/h2]
A russélia é um arbusto de grande presença cênica num jardim, com seus ramos formando um efeito de cascata repleto de flores.
Selecionar pequenos recantos com desníveis, áreas de entradas de veículo com jardineiras altas.
Também é possível seu cultivo em vasos altos, com grande efeito ornamental.