Roseira e Laranjeiras Precisando de Atenção!

Escrito por

 

Hoje a engenheira agrônoma Miriam Stumpf tira dúvidas da leitora Maria de Fátima a respeito de sua roseira e laranjeiras. Confira aqui!

Miriam, bom dia!

Tenho uma roseira em vaso que apresentou um desgaste no porta enxerto e hoje, apesar de estar brotando normalmente ela apresenta metade do caule do porta enxerto carcomida. Não quero perder a roseira, mas o problema vem se agravando.
Posso passar uma cola ou uma massa de cimento sem agravar o problema?

Outra informação que desejo é sobre duas laranjeiras. O ano passado comprei duas mudas de laranjeiras, plantei-as em vaso e com um pouco mais de um ano e meio elas floriram e frutificaram, contudo todos os frutos caíram ainda bem pequeninos. O que fazer já que cuido e coloco adubo regularmente?

Antecipadamente agradece,

Maria de Fátima.

Roseiras Sobre Enxertos Podem Apresentar Problemas

O porta enxertos pode ser afetado por fungos ou brocas que atacam as rosáceas. Seu controle envolve determinação do tipo do patógeno encontrado e aplicação de defensivos.

Terá de procurar um profissional em sua cidade para isto, mas talvez não seja interessante do ponto de vista econômico.

Possivelmente o Substrato das Laranjeiras Está Esgotado

laranjeiraRecipientes pouco profundos podem afetar o desenvolvimento das mudas que têm raízes profundas.

Queda de frutos em citros são ocasionados por falta de nutrição adequada, déficit hídrico, clima adverso na ocasião do início da frutificação, etc.

Provável que o substrato onde estão plantadas as mudas esteja esgotado.

Procure colocar nutrientes na projeção da copa, como por exemplo composto orgânico misturado a 100g fosfato natural de rocha moído ou NPK formulação 4-14-8, cerca de 100 g/muda.

Não se esquecer de regar antes da colocação para a formação de umidade ao redor das raízes e, posteriormente, para que os nutrientes se misturem com o substrato.

Espero ter contribuído para a melhora de suas mudas. Boa semana!