Você cultiva o seu jardim com o maior carinho – e isso inclui a poda de algumas plantas. A época do ano em que você realiza o aparo influencia, e muito, o crescimento das suas verdinhas. Descubra a seguir quando podar.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Poda das Plantas em Linhas Gerais[/h2]
Nas regiões do país sujeitas ao frio no inverno, a recomendação é de evitar podas antes do inverno.
O corte da ponta dos ramos retira das gemas da ponta a dominância apical e incentivará o desenvolvimento das que estão mais próximas. Com o frio poderá ocasionar a morte destas gemas incipientes, com a diminuição de ramos, folhas e flores.
Nos galhos a primeira gema é a dominante. Na ponta dos ramos, a primeira gema é a dominante e tem mais oportunidade de desenvolver-se antes das demais.
Ao ser retirada, a outra mais próxima a esta assume esta propriedade.
A ideia de que se deve podar todas as plantas ou então nenhuma não é uma prática adequada. As podas podem ser feitas com diversos fins, estéticos ou não.
Conforme o tipo de poda há épocas adequadas para benefício da muda.
[h2 type=”2″ width=””]Arbustos de Flor: Poda, Só Após a Floração[/h2]
Quando o arbusto é cultivado pelas suas flores, a época de podar deverá ser depois da floração.
[box type=”mais” align=”right”]
[h3 type=”2″]Artigos Desta Série[/h3]
- Quando podar, qual a melhor época?
- A poda: porque e aonde podar?
- As diferentes funções da poda
- Técnica de poda de arbustos: como podar
- Podas de inverno: dicas e cuidados
[/box]
Nessa fase a muda estará em crescimento somente vegetativo. Assim poderemos cortar os ramos que passam do formato desejado. Ou os internos, para abrir mais a copa e permitir mais luminosidade no interior da mesma.
Até a próxima floração as gemas de flores terão se desenvolvido sem prejuízo do florescimento. Evita a diminuição de gemas florais com a consequente diminuição de flores na planta.
Nunca é demais dizer: as podas de sanidade não tem época definida. São feitas para benefício da planta, mas ainda é mais recomendável a sua realização do meio ao final do inverno.
Para os arbustos não topiados ou cercas-vivas, a poda costuma ser uma vez por ano.
Conforme o hábito, a época de floração e seu tipo de crescimento, também poderemos determinar a época de sua poda. Neste caso, estamos determinando a poda de floração, pois as de controle de crescimento e adequação também não possuem uma época determinada.
[h2 type=”2″ width=””]Como Obter Arbustos Mais Compactos Através da Poda?[/h2]
A poda permite incentivar o crescimento das gemas no arbusto que estão mais próximas do corte. Com isto poderemos obter ramos com maior número de pequenos ramos, produzindo todos eles muitas folhas.
É desta forma que então poderemos conduzir a planta com o preenchimento de falhas na copa.
A escolha das gemas deve ser cuidadosa, observando os ramos próximos da falha e o espaço a ser preenchido. É uma tarefa de jardinagem mais complexa para o jardineiro, que levará algum tempo para conseguir completar o serviço.
Vai precisar esperar para analisar o gradual preenchimento da falha, conduzindo com podas bem leves para incentivar as brotações com a direção desejada.
Podemos dizer, então, que este tipo de poda é uma arte.
[h2 type=”2″ width=””]Casos que Pedem Podas Frequentes[/h2]
Nas plantas usadas como topiarias como o buxo (Buxus semprervirens) e o ligustro variegado(Ligustrum sinense), a poda deverá ser frequente.
Prefira adquiri-los em floriculturas e hortos já na forma arredondada. Daí você só vai precisar manter a planta no mesmo formato. A atenção deverá ser constante, pois sua forma natural é irregular.
Arbustos usados para cercas-vivas como a nandina (Nandina domestica), a fotínia (Photinia), agrinalda-de-noiva (Spiraea cantonensis), o hibisco-da-síria (Hibiscus syriacus) e o pitosporo (Pittosporum), entre outros, precisam de manutenção mensal.
Com podadeira elétrica ou manual, como o tesourão de jardim, cortar de forma a não desbastar demais as folhas. Estas crescerão menores do que na planta deixada em sua forma natural.
A poda constante acaba por esgotar a muda, que terá vida mais curta que as demais.