Já pensou em ter vasos grandes, imponentes, em algum ponto do seu jardim? Confira a seguir algumas espécies de plantas que crescem sem problemas em vasos maiores.

Tipos de Vasos Grandes para Ambientes Externos

Não basta acomodar a planta ou arbusto num vaso G. Escolha um que seja não apenas bonito como também resistente às intempéries. Afinal ele ficará exposto ao sol forte, chuva, vento, umidade:

  • Vasos cerâmicos: com acabamento esmaltado são sempre adoráveis. Podem ser lisos ou possuir desenhos lindos. Os vietnamitas estão muito na moda;
  • Vasos de cimento ou concreto;
  • Vasos de poliamidro;
  • Vasos de polietileno;
  • Vasos de filbra de vidro, entre outros.

Plantas Arbustivas em Vasos Grandes num Jardim com Sol

Plantas com folhagens decorativas sempre ficam excelentes em vasos. Claro que será importante saber manter e cuidar de suas plantas em vaso.

Algumas não têm grande porte, o que pode ser solucionado com o plantio de várias mudas no mesmo vaso. Veja a seguir algumas sugestões de plantas que ficam bem em vasos G.

Palmeira Cica ou Sagu

A cica ou sagu (Cyca revoluta) é um arbusto muito apreciado na decoração de jardins.

vasos grandes
Foto: Decora Interi

Usar vasos de boca larga com uma planta somente. Possui folhas rígidas e tem lento crescimento, atingindo em canteiro cerca de 2,50 m.

Bromélia imperial (Alcantarea imperialis)

Para os apreciadores de bromélias recomendamos a bela bromélia imperial (Alcantarea imperialis). Possui folhas verdes arroxeadas e altura máxima de 1,50 m.
Vasos maiores coloridos em formato de coluna são ótimas opções.

Capim-do-Texas: Especial em Vasos Grandes

Outra herbácea de grande efeito decorativo, principalmente para jardins com muito verde, é o capim-do-texas (Pennisetum setaceum).

vasos grandes
Foto: ecolheitas.com.br, Divulgação

Tem uma altura em torno de 1,0 m. É rizomatoso e entouceirado, apresentando folhas e espigas avermelhadas. Em função disto ele causa enorme impacto visual.

Sugerimos cultivar várias mudas em vasos altos ou do tipo bacia de tamanho grande, colocados estrategicamente junto a maciços somente verdes.

Iúca-Mansa

A iúca-mansa (Yucca filamentosa) é um tipo sem espinhos e que possui filamentos claros na borda das folhas escuras. Cresce até uns 0,80 m e floresce quando atinge a idade adulta.

Desta forma, ela é interessante para entradas e junto a pilares. Pense em recipientes altos colunares, sozinho ou em par.

Plantas para Vasos Maiores em Interiores Bem Iluminados ou em Varandas

Cultivar plantas dentro de casa é uma ótima opção para decorar o ambiente. Junto a janelas, com luz natural, em jardins de inverno, junto a portas de vidro externas…

Qualquer que seja a situação as mudas deverão receber muita luz. Senão poderá ocorrer o fenecimento.

A Renda Portuguesa (Davallia fejeensis)

De folhagem delicada, a renda portuguesa (Davallia fejeensis), com altura até 0,50 m, tem as folhas filigranadas na cor verde e forma densa touceira.

Cultivar em recipientes colunares coloridos.

Zâmia ou Sagu-da-Jamaica

Folhagens de maior porte, como a zâmia ou sagu-da-jamaica (Zamia pumila) são bem interessantes para cultivo em jardins de inverno ou pórticos com grandes janelas.

vasos grandes
Foto: Pinterest, Reprodução. Casa Vogue

Esta planta atinge cerca de 1,0 m e tem folhas longas de folíolos redondos de textura coriácea. Recipientes coloridos ou em terracota com boca larga são excelentes escolhas.

Antúrio-de-Flor

Uma das queridas para ter em casa é o antúrio-de-flor (Anthurium andreianum), que necessita de muita luz natural com sol pela manhã.

E justamente por ser uma planta de flor, ela faz belo efeito em vasos colunares em terracota ou de esmalte coloridos, principalmente com as inflorescências brancas. Atinge cerca de 1,0 m de altura, tem folhas cordadas e flores em espádices de diversas cores.

Vasos Grandes Decorativos com Plantas de Folhagens Coloridas

Para quem deseja ornamentar colunas internas e paredes muito brancas, seja em empresas ou residências, a cor da folhagem é uma excelente opção.

Léia Vermelha (Leea rubra)

vasos grandes
Foto: Biologia das Paisagens

Desta forma, recomendamos a léia-vermelha (Leea rubra), arbusto de folhas pequenas cor-de-vinho, de textura semi-herbácea e altura até 2,50 m.

O efeito que causa é espetacular.

Árvore da Felicidade

E o que dizer de uma linda árvore-da-felicidade (Polyscias fruticosa), uma das queridinhas para cultivo em interiores?

Sua folhagem fina sempre agrada. A sua altura fica em torno de 2,50 m, ótima para vasos grandes cilíndricos em terracota ou esmaltados coloridos.