Plantas para piscinas em regiões amenas e mais frias

Escrito por

 

Dando seguimento à nossa série de artigos de plantas para o entorno da piscina ou suas jardineiras, vamos aqui dar sugestões para um paisagismo de piscinas de regiões de clima mais frio ou ameno, como em locais de montanha e de altitudes mais altas.

Apesar do Sul e Sudeste apresentarem invernos mais frios, seus verões permitem uma piscina para aliviar o calorão da estação.

As plantas, no entanto, deverão ser resistentes ao frio, pois quando chegar o inverno teremos temperaturas próximas a 00C.

Dicas gerais antes de escolher suas plantas para a jardineira ou entorno da piscina

Muitas cactáceas e suculentas também poderão ser cultivadas, escolhendo entre as adaptadas à região.
Mas outras plantas também são interessantes para a ornamentação das jardineiras.

O cuidado reside em evitar plantas de folhagem decídua, que perdem sua ramagem no outono e inverno.
Evitar também plantas de folhas frágeis que podem ser rasgadas pelo vento.

Floríferas com pequenas flores também não devem ser usadas.
Para quem não dispensa o colorido das flores, poderá optar por aquelas de tamanho maior, pois serão mais facilmente retiradas da água.

O formato horizontal da jardineira requer um cenário com adições que tenham altura, num efeito vertical.
Se não houver fundo na jardineira, isto é, ela possui apenas paredes e as plantas ali a cultivar terão o próprio solo do terreno, as opções aumentam.

Palmeiras e arbustos de folhagem colorida que ficam bem no espaço da piscina

Neste caso, recomendamos, palmeiras de um só tronco, tais como os Jerivás (Syagrus romanzoffiana) que em solo pode atingir uns 15,0 m de altura e é muito usada no paisagismo no Sul do país.

Temos ainda a Içara (Euterpe edulis) de até 15,0 m de altura encontrada desde o Sul da Bahia até o Rio Grande do Sul.

O tipo de raiz das palmeiras não tem tanta profundidade como nas árvores, que deverão ser evitadas para não colocar em risco a estrutura da piscina.

Folhagens coloridas sempre produzem bom efeito.

O ambiente muito ensolarado permite o cultivo de arbustos perenifólios de folhagem variegada, como a Aucuba (Aucuba japônica) de folhas verdes pintalgadas de amarelo.

plantas para piscinas

O cróton dá um toque colorido ao entorno da piscina.

 

Outro arbusto de folhagem multicolorida é o mil cores ou pão-nosso-de-cada-dia (Breynia nivosa) de folhagem multicolorida.

Não podemos deixar de mencionar as várias variedades de crótons (Codieum variegatum) que adicionam diferentes matizes de cores ao espaço.

Estes podem ser muito sensíveis ao frio, então a aquisição das mudas deve ser feita entre os viveiristas da região para comprar mudas adaptadas.

Bambus para jardineiras ao redor das piscinas – dando verticalidade

Para quem gosta de bambus, uma cortina deles ao longo da jardineira permite um efeito bonito além de proteção visual.

Entre eles citamos o bambu-de-jardim (Bambusa gracilis), que pode passar dos 3,0 m no solo, mas em jardineira fica bem mais baixo.

O belo bambu-mosso (Phyllostachis pubescens) poderá dar o efeito vertical, em conjunto com plantas mais arredondadas, como o jasmim-do-cabo (Gardenia jasminoides).
Colocar o mossô num dos cantos da jardineira e preencher o restante com as outras escolhidas.

Para evitar tudo somente verde, acrescentar vasos dentro da jardineira durante o período de maior uso da piscina.

Plantas para piscinas com flores

Floríferas são uma opção, podendo ser usadas para preenchimento ou para um impacto cênico.

O jasmim-do-cabo (Gardenia jasminoides) tem folhagem brilhante e sua floração branca e perfumada na primavera tem poucos dias, sendo facilmente controlável para recolher da piscina.

plantas para piscina

Os hibiscos (Hibiscus rosa sinensis) florescem no verão e são uma excelente ornamentação para a jardineira. Combine a cor de suas flores com as demais do espaço.

Entre as floríferas de verão, temos as salvias (Salvia splendens, Salvia farinácea) ou gerânios-arbustivo (Pelargonium spp.).

Efeitos cênicos de grande impacto são vasos colunares dentro da jardineira ou adjacentes à piscina, com plantas de colorido impactante.
Entre elas citamos a lavanda-rosa (Lavandula stoechas), de lindas espigas cor púrpura.

Plantas de regiões úmidas no ambiente da piscina

plantas para o paisagismo da piscina

Vaso com papiro e flores

As plantas de beiras de cursos de água e de ambientes de solo mais úmido também ficarão lindas.

Neste quesito temos, entre tantos, os papiros (Cyperus papyrus) de altura em torno de 2,50 m, com numerosas folhas filiformes reunidas na ponta de longas hastes.

Também a sombrinha-chinesa (Cyperus alternifolius), de altura até 1,50 m, com hastes finas e folhas em coroa sustentando o conjunto de flores.

A cavalinha (Equisetum hiemale) de altura até 0,80 m é, certamente, uma das mais apreciadas.

Estas plantas são ideais para jardineiras mais estreitas e pequenas em cultivo de uma só espécie.

Bananeiras e herbáceas mais altas sempre fazem sucesso

Bananeiras também estão na moda para jardins, podendo escolher a bananeira-vermelha (Musa Coccinea), com altura de 2,0 m e inflorescência vermelha.

Outra herbácea alta de apêlo exotico é o chapéu-de-bispo (Heliconia episcopalis) com altura em torno de 2,0 m e o caetê (Heliconia rostrata), de altura até 3,0 m e belas inflorescências vermelhas pendentes.

 

São tolerantes ao sol e temperaturas mais baixas, mas necessitam de solo irrigado periodicamente.

O projeto de plantas para a jardineira junto da piscina poderá ser coordenado com os canteiros existentes no espaço, com árvores, palmeiras e arbustos em conjuntos harmoniosos unidos por um gramado impecável.