Plantas Ornamentais que Podem ser Cultivadas com Hidroponia

Escrito por

Já pensou em cultivar plantas ornamentais com a técnica da hidroponia, sem a necessidade de solo? Confira nosso artigo e aprenda a fazer em casa.

Para quem aprecia plantas ornamentais dentro de casa, a técnica de hidroponia é um excelente meio cultivar espécies populares para o interior da casa, como samambaias e avencas.

Elas incluem espécies que se desenvolvem apenas na água. Veja a seguir.

Espécies Ornamentais Hidropônicas para Sala e Quarto

Plantas de vaso, como lírio-da-paz (Spathiphyllum), e natalinas, que enfeitam tão bem nossas salas, também podem crescer assim. Vegetais como os filodendros e jiboias (Epipremmum) se desenvolvem perfeitamente em substratos líquidos inertes.

Plantas para o quarto são muito cultivados desta forma, com as raízes mergulhadas em meio líquido. Podemos usar vasos de vidro, sem nenhum substrato.

narciso

Narciso

Muitas pessoas não colocam nenhum nutriente, o que acaba por levar a planta ao fenecimento. Algumas colheres de sopa de adubo granulado dissolvido dentro do meio líquido será o suficiente, colocado periodicamente.

O cultivo em recipientes com materiais tipo cascalho brita, perlita e argila expandida também poderá ser feito, desta forma ancoramos melhor a muda.

Se houver adição de solução nutritiva, esta deverá ser escolhida para produção de ornamentais, um pouco diferente da usada para cultivo de hortaliças.

Folhagens belas podem ser assim cultivadas. Contudo também poderemos cultivar em meio hidropônico plantas de ciclo mais curto, como amor perfeito (Viola tricolor) e petúnias (Petunia).

O meio de cultivo hidropônico deverá ser montado com grânulos e pedrinhas pequenas, utilizando solução nutritiva adequada.

São plantas que apreciam o sol, então se cultivadas dentro de casa precisam receber luz natural algumas horas por dia, de preferência pela manhã, evitando o sol da tarde muito quente que poderá esquentar demasiado o substrato.

Outras plantas interessantes para este tipo de cultivo são as plantas de bulbo, como os narcisos (Narcisus), plantas bulbosas como as frízias (Freesia) e os tinhorões (Caladium).

Plantas de Interior de Lugares Úmidos

Uma planta oriunda de brejos e banhados, como a cavalinha (Equisetum), tem no meio hidropônico sua grande oportunidade de desenvolvimento.

Frequentemente utilizada em canteiros com plantas de seco, resiste bem. Mas colocada em substrato inerte de pedregulhos mantidos com umidade e fertilizados periodicamente terão pleno desenvolvimento.

alpinia

Alpínias

Isso propiciará um compacto e belo maciço, que poderá ornamentar a entrada de um edifício em jardineira de alvenaria, dentro de vasos bonitos na sacada ou terraço ou um recanto sem graça, desde que haja sol para seu desenvolvimento.

Se você está procurando uma planta de grande porte, opte pelas alpínias (Alpinia), e plantas para jardins com piscina, strelitzias (Strelitzia). 

Lagos de jardins não estão descartados como bases do cultivo hidropônico, mas demandam um recipiente de grande porte e complicado sistema de drenagem e manutenção.