O outono é uma estação muito bonita, principalmente para quem reside no Sudeste e no Sul do país.
[clear]
O colorido das folhagens em tons de amarelo, laranja e vermelho de muitas árvores propiciam um aspecto muito interessante a jardins e ruas.
[h2 type=”2″ width=””]Árvores de Folhas Avermelhadas no Outono[/h2]
Em alguns países são considerados uma grande atração turística, lotando hotéis e pousadas.
Uma ideia para prefeituras brasileiras para adicionar este tipo de plantas aos parques, ruas e avenidas, servindo de cenário para os turistas e com divulgação certa e gratuita nas redes sociais.
Ornamentar ruas e avenidas com linhas de árvores de mesma espécie, como acer (Acer palmatum), plátano (Platanus), ginkgo (Ginkgo biloba) e liquidambar (Liquidambar) entre tantas, são boa adição paisagística.
Lembrar que são caducifólias, isto é, perdem as folhas e ficam um período dormente, com apenas os ramos desnudos.
Muitas pessoas não apreciam esta fase, mas o projeto paisagístico pode alternar com outras de folhagem perene e florífera, acrescentando colorido na área.
[h2 type=”2″ width=””]Árvores com Flores no Outono[/h2]
Inúmeras espécies de árvores, arbustos e herbáceas estarão em plena floração nesta estação, introduzi-las em projetos paisagísticos que prevê florações o ano todo propiciará muito mais encanto para a área.
Uma das mais belas atrações são as tibuchinas (Tibouchina spp.), também chamadas de quaresmeiras, que florescem no outono, com flores roxas ou rosa, dando um toque especial a qualquer rua ou jardim.
O gênero tem árvores (Tibouchina urvelliana, Tibouchina granulosa) e arbustos (Tibouchina stenocarpa, T. grandiflora), são de porte médio a pequeno e podem ser cultivadas em jardins de qualquer tamanho.
Do meio do verão até o outono temos a tulipeira ou spatodea (Spathodea) com suas flores de um laranja intenso sobre a folhagem escura das folhas, ideal para parques.
[h2 type=”2″ width=””]Flores Arbustivas no Outono[/h2]
Arbustos não podem faltar em jardins, pois são sua identidade.
Entre eles recomendamos a ixora (Ixora spp.) de minúsculas flores em buquê e a azaleia-anã (Rhododendron indicum), ambas em diversas cores do branco ao vermelho e que ficam lindas para canteiros ou vasos ao sol.
Além disto são também atrativas para borboletas.
O camarão-vermelho (Justicia brandejeana) e o camarão-amarelo (Pachystachis lutea) estão também com suas belas florações nesta estação, além de fornecer néctar a pássaros nectaríferos, como beija-flores e cambacicas.
A infinidade de plantas de folhagem decorativa e de floração do verão até o outono é muito grande.
Podem ser escolhidas para os projetos de jardins ou a adição a jardins com floração somente na primavera.
Isto permitirá atração das flores o ano todo, além de beneficiar a vida selvagem, com a visita de insetos polinizadores e pássaros à busca de alimento.