Escolha Algumas Plantas de Interior e Faça um Cantinho Zen

Todos preocupados com a pandemia – a grande maioria mantendo-se em casa para evitar a proliferação do vírus. Seu cantinho zen poderá servir como um oásis dentro de casa, principalmente quem mora em apartamento. E existem espécies de plantas ideais para tornar esse lugar ainda mais especial.[clear]

Para quem já tem algumas plantas, o cuidado em mantê-las é uma tarefa agradável. Para quem não tem e gostaria de ter algumas, faça contato com hortos ou floriculturas e solicitar a entrega em casa de alguns vasos de plantas.

Escolha as que são adequadas ao cultivo em interiores. É uma medida inteligente e propiciará a movimentação de um comércio, tão prejudicado neste momento. Evitará que saia de casa e poderá ter plantas para cuidar e amenizar este momento de crise.

Os vasos deverão ter higienização na parte externa com álcool, use luvas descartáveis para isto.

Também é tempo de colocar em prática a arte milenar do Feng-Shui, já comentado em artigos anteriores para a entrada das residências.

[h2 type=”2″ width=””]Preparando seu Cantinho Zen para as Plantas[/h2]

Poderá fazer um cantinho zen num recanto de sua sala de estar ou qualquer outro aposento que queira usar. E onde haja maior luminosidade provenientes das janelas ou porta-janelas para a sacada.

Disponha vasos de vários tamanhos, equilibrando tamanhos e altura de plantas de forma a que de longe poderá ver todas.

[h2 type=”2″ width=””]Espécies que Precisam de Mais Luminosidade[/h2]

Mas o que poderemos cultivar? O primeiro passo é avaliar a luminosidade. As que necessitam de maior quantidade de luz colocar mais perto da janela.

cantinho zen
Pleomele

Poderá usar arbustos, como o pau d’ água (Dracaena fragans), de folhas verdes com listra central em creme. É considerada uma planta propicia para interiores e deverá ser colocada em vaso grande e alto.

Também a pleomele verde (Pleomele spp.) que é uma planta estrutural de tronco lenhoso e folhagem no topo, muito ornamental.

E que tal uma palmeirinha pequena de lento crescimento (Chamadorea elegans)? Cultive em vasos de altura em torno de 60 cm que tenham a boca larga para permitir a expansão das raízes.

De menor estatura temos algumas sugestões de plantas que podem ficar sobre bancos e aparadores de alturas diferentes. Isso possibilita uma boa combinação.

Excelentes plantas, que estão de volta à moda, são fáceis de cuidar e ajudam a despoluir ambientes fechados são as samambaias (Nephrolepis spp.) e avencas (Adianthum spp).

O verde intenso da folhagem que não pode receber sol direto a fazem ideal para cultivo no conjunto, não necessitando ficar junto às janelas.

No espaço tem uma prateleira? Coloque a peperômia-pendente (Peperomia scandens), forma longos ramos delicados de folhas variegadas e fará do recanto um atrativo a mais.

[h2 type=”2″ width=””]Plantas e Flores de Folhagens Coloridas[/h2]

Se gosta de cor para seu cantinho zen, poderá ter folhagens coloridas, que atraem o olhar. São fáceis de cultivar e dão nota alegre ao ambiente.

cantinho zen
Begonia rex

As begônias (Begonia rex), de folhas variegadas, podem ir desde tons escuros, vermelhos até verdes – sempre um detalhe elegante e interessante de ter em casa.

Nossa velha conhecida e paixão de todos, a violeta-africana (Saintpaulia ionantha) é outra planta que pode fazer parte de seu cantinho de meditação.

Suas delicadas flores em branco, azul, roxo, rosa e púrpura no centro de uma roseta de folhas delicadas, com certeza equilibrarão o espaço de folhagens de folhas maiores.

Os vasos poderão ser colocados em qualquer espaço, desde que seja possível ter muita luz.

[h2 type=”2″ width=””]Cantinho Zen em Espaços mais Escuros[/h2]

Em recantos mais afastados da janela o cultivo de plantas de folhagens verdes será o mais indicado.

Podemos indicar a zamioculca (Zamioculca zamiifolia), de folhas longas e folíolos brilhantes, parece que quanto menos luminosidade recebe mais bonita fica.

cantinho zen
Aspidistra

Como desenvolve boa touceira, é conveniente vasos baixos de até 45 cm de boca larga.

Outra planta para o mesmo tipo de luminosidade é a aspidistra (Aspidistra). É de cultivo antigo, que nossas avós gostavam e que está novamente sendo oferecida.

Tem folhas largas verdes de consistência coriácea, por vezes com uma listra branca. Para ela, vasos de tamanho médio até 40 cm também de boca larga, pois desenvolve touceira preenchendo todo o espaço.

Estas foram apenas sugestões, mas há uma grande variedade de plantas que são oferecidas pelo comércio. Escolha as de sua preferência, monte seu cantinho zen. Faça sua meditação e aguarde a volta à normalidade para seguir com seus sonhos.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir é uma atividade que vai além do simples ato de pintar: é uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, é uma planta exótica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...