Plantas e Arranjos para Embelezar Muros e Paredões

Escrito por

Terrenos urbanos muitas vezes têm suas divisas com muros altos ou mesmo paredes de edificações. O quanto esta situação incomoda o vizinho? Muitos se conformam. Outros, como jardineiros amadores, encontram uma solução criativa para enfeitar aquele espaço com plantas e arranjos. As possibilidades são grandes e os projetos de elaboração do espaço poderão ser muito bonitos e criativos. Veja a seguir.

Arbustos Altos e Cercas Vivas para Esconder o Muro

Se a opção é somente esconder o espaço, podemos optar por arbustos de alto porte. Plante-os mais juntos, para fazer uma espécie de cerca viva.

Para que as mudas se desenvolvam com formato bonito, é sempre conveniente um certo distanciamento da parede. Isso evita que se desenvolva somente do lado oposto. Conforme o tipo de arbusto, cerca de 50 cm é suficiente para colocar no canteiro.

giesta

Giesta

Dentre os arbustos com vocação para este tipo de situação recomendamos os hibiscos (Hibiscus rosa sinensis). Eles poderão ter poda controlada, tornando-se mais compactos. Suas flores quase o ano todo podem ser combinadas com as de outras flores adjacentes.

A giesta (Spartium junceum), de flores amarelas, pode formar também densa cortina. O mesmo com a nandina (Nandina domestica), caso não precise de tanta altura.

Uma opção somente verde é o bambu (Phyllostachys aurea), que conferem um ar leve devido à forma da folhagem. Também o podocarpo (Podocarpus macrophyllus) de até 15,0 m de altura. Ambos formam uma parede verde.

Todas as plantas podem ser controladas por podas. Na frente, a disposição de plantas de folhagens mais coloridas ou floríferas farão com certeza belos conjuntos.

Se o espaço também tem muita sombra, a escolha poderá ser de uma planta tolerante à falta de luz solar. Fixadas nas paredes, formam uma cobertura perfeita.

Dentre tantas, citamos o filodendro (Philodenderon hederaceum) e o singônio (Syngonium angustitatum). Antes, passar impermeabilizante na parede, pois retirar a trepadeira para fazer pintura de conservação será difícil.

Muros Verdes: Trepadeiras

Uma boa opção são arbustos trepadeiras do tipo escandente ou cipó, presos a treliças ou cabos de aço fixados por buchas nas paredes.

Para evitar problemas com os vizinhos por usar a parede para fixar parafusos, opte por fazer uma espaldeira. Ela é composta de moirões fixos no chão e treliças de arame, cabos de aço ou sarrafos.

Dipladênia

Ficarão afastados de 10 a 20 cm da parede, evitando condições úmidas que poderão comprometer o acabamento. Além de evitar infiltração e mofos do outro lado.

Caso deseje maior sofisticação e não se importe com o custo, também grandes de ferro soldadas com desenhos elaborados, com uma trepadeira pequena como a dipladênia (Dipladenia) também é interessante do ponto de vista paisagístico.

Dentre os arbustos escandentes, que apenas se apoiam no suporte, recomendamos a três-marias (Bougainvillea spp), com várias cores de inflorescências, a tecomaria (Tecomaria capensis) de flores tubulares em amarelo ou laranja e a cuspidária (Cuspidaria convoluta), nativa de inflorescências grandes em cor rosa.

Cipós são as escolhas mais frequentes. Resistentes, lindos, podemos encontrar diversos gêneros que poderão combinar com a ornamentação do espaço.

As cores das flores podem ser escolhidas em função das demais plantas adjacentes, quando coincidir a mesma época de floração.

Podemos recomendar a trombeta-chinesa (Campsis grandiflora), de cachos de flores em forma de trombeta na cor laranja. Ainda o cipó-roxo (Arrabidaea candicans) de flores rosa e nativa do país. E os jasmins, com muitas espécies lindas e perfumadas.

Dentre eles, recomendamos o jasmim-dos poetas (Jasminum polyanthum) e o jasmim-asa-de-anjo (Jasminum nitidum).

Arranjos de Plantas para Canteiros Junto a Muros

Muros entre vizinhos num terreno urbano não tem altura muito maior que 1,50 ou 1,80 m. Sem cobrir todo o muro, a sugestão é usar arbustos e herbáceas, combinando texturas e cores de folhagens, floríferas e sempre verdes.

Diversas alturas poderão ser usadas, propiciando uma diversidade encantadora para apreciar. Usar arbustos com néctar ou frutinhos comestíveis atrairá também para o jardim pássaros, borboletas e abelhas.

Sugestões de Arranjos

Conjunto de Plantas em Canteiro 1

Azaléias (Rhododendron azaleia)

Azaleia-anã

Uma a duas mudas cróton de folhagem fina verde e amarelo (Codieum variegatum) num dos cantos e o restante do canteiro com azaleias anãs (Rhododendron indicum) com flores brancas ou rosadas.

Para acabamento da borda a perfumada flor-de-mel (Alyssum maritimum) ou uma somente verde como a grama-preta mini (Ophiopogon japonicus).

Conjunto de Plantas para Canteiro 2

No meio uma muda de romãzeira (Punica granatum) junto com uma a duas mudas de gardênia (Gardenia jasminoides), mantidas com 1,0 m de altura por podas.

O restante do canteiro de ambos os lados com a sálvia-azul (Salvia farinácea). O tapete rasteiro poderá ser com a flor-canhota (Scaevola aemula) de flores brancas.

Conjunto de Plantas para Canteiro 3: com Plantas de pouca Água

Cacto-bola

É composto de plantas mais xerófitas, com pouca exigência hídrica. Se o canteiro é mais largo, uma muda de piteira (Furcraea gigantea).

Caso contrário um dasilírio (Dasylirion acrotriche), junto uma muda de cereus-verde-e-amarelo (Cereus hildemannianus ‘Brasil’) e um a dois cacto-bola (Echinocactus grusonii).

O acabamento também deverá ser com herbáceas rasteiras resistentes à seca. Como a rosinha-de-sol (Aptenia cordifolia) ou as rosinhas-de-pedra-azuis (Echeveria glauca).

Jardins Verticais ou Muros Vegetados

Muito procurado no momento são os jardins verticais. Utilizam estruturas adequadas, treliças ou vasos pendurados com diversos tipos de plantas.

É conveniente lembrar que quanto menor o espaço para colocar substrato, mais a planta necessitará de reposição de nutrientes e água. O que significa que o cuidado para manter a parede com ornamentação bonita e saudável será constante.

Jardins junto a muros poderão ser muito bonitos. Com projetos que sejam compatíveis ao restante do jardim, tornarão o ambiente mais acolhedor e encantador.