Pisos Charmosos para o Jardim

Escrito por

As áreas dos jardins e pátios são projetadas a partir da construção, assumindo uma espécie de contorno. O piso bonito e charmoso é uma adição à ornamentação dos espaços. Mas como escolher um que dará a complementação ao paisagismo? Conheça algumas propostas a seguir.

Escolhendo um Piso para Jardins: O Que Levar em Conta

Para começar, devemos determinar as dimensões, como será o uso, tipo de material, custo, mão-de-obra, etc.

A localização deste piso em geral já determina o que desejamos fazer com ele. Poderá ser, por exemplo, a extensão da sala de estar de portas envidraçadas ou com mobiliário aconchegante, junto à churrasqueira ou piscina.

Uma vez determinado o uso do espaço e sua dimensão, passamos a escolher o tipo de piso. Pisos externos que ficam expostos ao tempo devem ser duráveis, não propiciar escorregões e serem fáceis de limpar, entre outros detalhes.

Espécies para Caminhos Vegetais no Jardim

Outra forma de fazer caminhos ou espaços permeáveis é o uso de dormentes entre espaços com grama. Com eles é possível realizar curvas e ladear a vegetação. Um belo efeito é obtido com o uso da grama-coreana (Zoysia tenuifolia), de pequena altura (10-15 cm).

Alguns dos espaços também poderão receber forração bem rasteira, como por exemplo a grama-preta (Ophiopogon japonicus), que não exige corte. A conservação do gramado poderá dar mais trabalho ao jardineiro para recortar corretamente junto dos dormentes, mas o efeito será muito bonito e natural.

Seja qual for o piso escolhido, deverá ser colocado da forma correta por um profissional e propiciará por muitos anos um local onde os moradores poderão relaxar e conversar em seus momentos de lazer.

Modelos de Pisos para Jardins

piso pedraO desenho destas áreas pavimentadas pode ser estilo mais antigo, de linhas retas, com as placas com desenhos para formar figuras geométricas e frisas.

Também podemos considerar modelos mais atuais, com poucos detalhes. O efeito fica por conta de recortes delineando canteiros com vegetação harmônica.

As estampas a escolher são muitas. Diversos fabricantes colocam à disposição em seus sites ou em displays nas lojas de material de construção.

Podem ser lisos, em cores diversas, com textura. Podem imitar tijolos, podem formar mosaico de pedras com desenhos, com textura, desenhos imitando diversos tipos de pedras e arranjos em estilo antigo ou moderno.

É só escolher ao seu gosto e de acordo com a decoração externa do jardim.

Pisos para Jardins: os Mais Procurados

piso drenante jardimNo comércio de construção tem crescido a procura por um piso chamado fulget, que pode ser resinado ou cimentício. É composto de mini pedrinhas misturadas a cimento ou resinas.

Dá um efeito moderno, possibilita recortes e é durável. Mas devido ao alto custo é preciso avaliar se será interessante ou não o investimento.

A madeira tem sido usada em áreas externas, de preferência madeiras tratadas que têm mais longa duração. Em tabuões longos, de formas geométricas simples ou com recortes, o efeito é muito bonito. Mas podem ocasionar escorregões quando molhadas.
Seu custo é alto e necessita de manutenção constante.

Existem também lajotas com imitação de madeira, com menor custo. Mas o efeito visual não é o mesmo da madeira natural e tendem a esquentar bastante.

Caminhos e mesmo extensas áreas podem ser preenchidas com tijolos cerâmicos compactos, novos ou provenientes de demolições, para efeito rústico. São comercializados novos com o nome de placa de piso vermelho.
Podem ser combinados com dormentes de madeira ou com brita fina, o efeito é bonito e fica com aparência de despojamento mais natural.

Pisos de cimento são bem mais em conta e um pedreiro hábil poderá fazer em pouco tempo. Desenhos feitos durante a implantação podem dar a impressão de grandes lajotas e anilinas especiais podem ser adicionadas, para dar um colorido diferente do cinza característico.

Pisos de Jardim em Formato de Tijolos

jardim tijolosNo mercado poderá também ser encontrado outro tipo de material feito de solo-cimento, em formato de tijolos. É chamado de tijolo ecológico e é fabricado com uma mistura de cimento, solo arenoso e água. Tem aspecto rústico e acompanha bem jardins naturais.

Na área de material para pisos, podem ser encontrados os tijolos entretravados, com desenhos que se encaixam entre si, como quebra-cabeças.

Na cor cinza, coloridos e de formatos diversos, são aplicados sobre uma camada de areia compactada, presos apenas pelas bordas com filetes também de cimento. São drenantes, pois ficam espaços entre eles para a percolação de águas pluviais.
Preenchem grandes áreas e são ótimos para entradas de automóveis.

Pisos para Entornos de Piscinas ou Lagos

Áreas junto a piscinas ou lagos requerem pedras antiderrapantes e antitérmicas, como a pedra são-tomé e a pedra goiás.

Antigos pisos feitos de lajota cerâmica foram aos poucos deixando de ser feitos. São difíceis de limpar, propiciam quedas quando úmidos e degradam com facilidade.

Pisos drenantes também podem ser ótimas pedidas.