Peperomia Tricolor (Peperomia magnoliifolia)

Escrito por

 

Nome botanico: Peperomia magnoliifolia (Jacq.) A.

Nomes Populares : Peperomia variegada, peperomia tricolor

Família : Angiospermae – Família Piperaceae

Origem: Originária da Índia.

Descrição:

peperomia_tricolorPlanta herbácea perene, de altura até 0,30 m, com folhas opostas, rígidas e carnosas, inseridas no caule também suculento.

As folhas apresentam manchas irregulares nas cores creme e verde claro azulado e as margens das folhas, os pecíolos e os ramos são avermelhados.

A floração é em espiga, com diminutas flores esbranquiçadas, sem expressão.

O florescimento ocorre ao longo do ano mas principalmente no verão.

É uma planta ideal para climas mais quentes, pois não tolera geadas.

Modo de Cultivo :

Desenvolve-se bem à meia sombra, mas atinge a plenitude de suas cores se receber sol pelo menos 4 horas por dia.

O solo deverá ser rico em matéria orgânica, mantido úmido.

Na terra de canteiro adicionar adubo de gado ou aves bem curtido, composto orgânico e areia, se este for muito compactado.
Plantar as mudas com distância de 15 cm entre elas, em linhas desencontradas para extensos maciços ao redor de árvores, palmeiras ou arbustos.

Nem sempre a floração numa planta é desejada pelo jardineiro.
Quando há emissão do pendão floral a planta para de crescer e emitir folhas do tamanho normal para ela, se emitir algumas serão pequenas, acompanhando a inflorescência.
Se a planta é cultivada pela folhagem, ao iniciar-se a emissão do pendão floral devemos retirá-lo com um podão limpo.

Propagação da peperomia:

peperomia_tricolorPara fazer a propagação desta peperomia poderemos usar o método de estaquia de ramo, cortando 10 cm de ponteiros de plantas que estão fora da vista ou no meio do canteiro ou maciço.

Também as folhas têm capacidade de emitir raízes.

Plantar em potes ou caixotes com areia, perlita, vermiculita ou casca de arroz carbonizada, mantendo este substrato úmido até o enraizamento da planta.

Após a emissão de raízes, transplantar para sacos ou vasos até seu desenvolvimento ter atingido 15 cm, quando então poderá ser levada para o canteiro ou ser comercializada.

Paisagismo:

peperomia_vaso_janelaPodemos usar em bordaduras de canteiros de plantas mais verdes ou de floração sazonal como as azaléias ou jasmim-do-cabo, onde adicionarão a nota colorida quando não houver flores.

A planta tem crescimento irregular, somente devemos usá-la para este fim se quisermos que ela cresça além do canteiro, cobrindo a borda de tijolos ou alvenaria.

Para bordas gramadas sem proteção de separador de grama não é conveniente, pois o gramado ficaria com manchas de solo desprotegida onde a planta crescesse.

Nota:
Para jardins de Feng Shui esta planta é usada para suavizar recantos de linhas rígidas, como canteiros com borda de alvenaria de linhas retas e para o setor da fama, onde seu detalhe avermelhado estará dentro da filosofia milenar.