Manutenção e Pragas no Cultivo do Coqueiro de Dendê

dendezeiroO controle de inços e pragas deve acompanhar toda a produção. Uma roçada periódica entre as linhas evita que cresça plantas invasoras, prejudicando as mudas.

É comum o uso de plantas rasteiras leguminosas formando uma cobertura viva da cultura, pois têm capacidade de fixar o nitrogênio no solo, de que o dendezeiro é carente.

Dentre as pragas mais comuns à cultura do dendezeiro estão as lagartas do gênero Rhynchophorus palmarum, pois formam galerias que atingem o meristema (parte mais interna do estipe), causando a morte da muda.

Essa lagarta também é hospedeira de nematoides que causam uma doença chamada de anel vermelho.

O controle é feito através de armadilhas com defensivos. Outra doença que também traz prejuízos é uma causada pelo fundo de nome Fusarium oxysporum, causador também de doenças em plantas ornamentais em viveiros.

Frutos do Dendezeiro

dendêA produção de frutos do dendezeiro é iniciada a partir do terceiro ano de cultivo, com cerca de 6 a 8 ton. /ha até os 8 anos, quando a planta adulta poderá produzir cerca de 25 ton. /ha ano.

Segundo a EMPRAPA um hectare pode render cerca de 5 toneladas de óleo de dendê, sendo considerada uma das mais rentáveis do país.

A amêndoa do fruto é o que tem interesse econômico, produzindo óleo para cosmética como sabonetes e batons, também detergentes e velas.

Seu uso em culinária vai desde a composição de chocolates, barrinhas de cereais, biscoitos, margarinas, sorvetes até pizzas e as batatas fritas que todos apreciamos.

Variedades nas Palmeiras de Dendê

  • dendêDura: os frutos têm casca de 2mm, com polpa fibrosa e é usado como fornecedor de planta feminina para hibridização.
  • Psifera: sua casca e polpa tem pouca diferenciação e é empregue para retirada do pólen para a hibridização.
  • Tenera: a casca é mais fina e a polpa fibrosa, sendo oriunda do cruzamento entre a variedade Dura e a Psifera. É o dendezeiro para produção comercial mais usado.
1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.