Palmeira de Dendê (Elaeis Guineensis)

Escrito por

 

Nome botânico: Elaeis guineensis Jacq.
Nome popular: palmeira-dendê, dendezeiro, coqueiro de dendê
Angiospermae – Família Arecaceae
Origem: do Senegal até angola, África

Descrição

Palmeira de 15,0 m de altura, tronco ereto e único, folhas grandes pinadas com 3 a 5,0 metros de comprimento, formando uma grande coroa no topo.

Plantas mais jovens possuem até trinta unidades de folhas por muda. Os frutos avermelhados produzidos estão reunidos em cachos grandes.

Cultivada em regiões tropicais do país, como no Sudeste da Bahia.

Como Cultivar o Dendezeiro

Locais de grande insolação para bom crescimento e produção, recomendado cerca de 1800 horas de luz por ano.

dendezeiroA temperatura de cultivo varia entre 25 e 270C, não suportando temperaturas abaixo dos 15 0C por longo período.

Requer também lugares com precipitações intensas e chuvas bem distribuídas ao longo das estações, cerca de 1800 a 2000 mm anuais. O solo de cultivo melhor é o de textura argilosa, com boa estrutura e permeabilidade média para a chuva.

Relevo o mais plano possível, evitando lugares com declives acentuados com mais de 8%.

A cultura é sensível a solos com altos teores de alumínio, ferro e manganês. O dendezeiro é exigente em nitrogênio, fósforo e potássio, que deverão ser supridos periodicamente num calendário de adubações de complementação.

Este calendário é feito a partir das análises de solo feitas na implantação da cultura e recomendados por profissional da área.

Análises foliares periódicas poderão constatar deficiências que deverão então ser corrigidas.

Viveiro das Mudas do Dendezeiro

dende mudasO estabelecimento da cultura passa por fases, tais como a confecção de um pré-viveiro e o viveiro propriamente dito.

Na primeira fase são semeadas em sacos e permanecem em ambiente protegido.

A repicagem deverá ocorrer por volta dos quatro meses após o início do processo, quando a muda já estiver com 4 folhas, para sacos com tamanho recomendado de 40x40x40 cm, com substrato de solo argilosos misturado com areia.

Para levar para o campo de cultivo, a muda já estará com até 1,20 m de altura e com até 12 folhas.

Plantio das Mudas

A lavoura poderá ser preparada com maquinário ou mesmo manualmente.

dendezeiroO espaçamento recomendado é de 9,0 metros entre linhas e plantas, em filas desencontradas. As covas terão o tamanho do saco onde está a muda, isto é, de 40 cm de largura por 40 cm de profundidade.

Quando o buraco começar a ser aberto é recomendável a separação do topsoil, isto é, a camada de até 10 cm que é rica em matéria orgânica.

Esta camada deverá ser depositada no fundo do buraco, sendo então acrescidos substratos enriquecidos com abonos animais e químicos segundo recomendações das análises de solo feitas antes da implantação.

Uma recomendação muito importante na hora do plantio é não enterrar demais a muda, esta deverá ficar com o colo exatamente como está no saco de cultivo, na linha do solo.

A época melhor para plantio é no período das chuvas da região.