Hotel dentro de uma cidade nem sempre pode ter um espaço ajardinado para oferecer um visual mais atraente para os hóspedes.

São poucos que podem ter um jardim com áreas de sombra e caminhos para uma caminhada de manhã antes de iniciar o trabalho do dia.

Hall de Entrada, Lobby e a Sala de Refeição Devem ter Plantas

Jardim Interno em restaurante de hotelNo entanto o hall de entrada, o lobby onde os hóspedes são recebidos, o local do café da manhã devem ter plantas.

A decoração fica mais bonita e aconchegante, faz o hóspede ter uma sensação de bem-vindo.

A área de entrada deve ser desimpedida.

Muitos grandes hotéis têm porta giratórias ou automáticas. As pessoas chegam com malas e o trânsito deve ficar livre sem barreiras.

A visualização do balcão de atendimento deve ficar o mais visível possível para quem entra.

Também os espaços em direção aos elevadores, pela mesma razão não devem ter nada impedindo a passagem e a visão.

Sobram ainda espaços que podem e devem ser ocupados com vegetação própria para interiores.

Vasos nos Lobbys ou Sala de Espera do Hotel ou Pousada

Na área destinada à sala onde os hóspedes aguardam entradas e saídas em geral tem sofás e poltronas, pequenas mesinhas e são mobiliários grandes que ocupam espaço.

Vasos grandes com palmeiras de interiores e vasos altos e estreitos que não tomam espaço com plantas colunares são excelentes para estes locais. Colocados junto a espelhos multiplicam a imagem numa bela decoração.

A recomendação geral para vasos em espaços internos é a colocação de suportes com rodízios, facilitando a limpeza de pisos e tapetes e também a alocação do vaso mudando assim a decoração sem trocar as plantas.

Algumas Palmeiras que Ficam Bem em Interiores

Dracaena Deremensis
Dracaena Deremensis

Palmeiras de interiores para usar em ambientes climatizados e com luz artificial podemos recomendar a ráfis (Rhapis excelsa), a camedória (Chamadorea elegans) e a camedória-metálica (Chamadorea metallica), que resistem ao cultivo dentro de casa.

Outra palmeira que podem ser cultivada quando jovens em salas com muita luz é a areca-bambu (Dypsis lutescens).

Já a fênix-de-jardim (Phoenix roebelenii), apesar de poder viver em locais sem sol direto, apresenta o problema dos espinhos que podem ferir as pessoas que não a conhecem.

Se possível colocar spots de luz com leds que não esquentam, não tendo o perigo de queimar as folhas próximas. Dão boa luz, duram muito e não gastam muita energia.

Posicionados estes spots dentro do vaso e alguns no teto, iluminarão as plantas que têm um tom de verde profundo. O efeito poderá ser espetacular.

Sugestões de plantas colunares para lobby de hotéis

Mas nem só de palmeiras vive a decoração destas salas de hotel.

Muitas plantas são possíveis de viver em ambientes sem sol direto e decorar os espaços de convívio dos hóspedes. Arbustos colunares, como já foi comentado são excelentes para áreas de passagem entre poltronas e ao lado de consoles.

Entre as plantas com capacidade de viver em ambientes sem sol mas com muita luz natural de janelas e luz artificial estão a pleomele de folhagem verde (Pleomele), a dracena deremensis (Dracaena deremensis), a dracena pau d’água (Dracaena fragans) e a arália (Dyzigotheca elegantissima).

A folhagem da pleomele verde é de tom bem profundo e poderá contrastar com paredes e cortinas claras.
Também de tom verde escuro com luzes bronze a arália com sua folhagem recortada e finos troncos tem um aspecto elegante e será excelente adição a espaços claros.

Tanto a deremensis como o pau d’água possuem a folhagem variegada de creme o que capta a luz e o recomendável seja local junto a janelas com luz natural uma parte do dia, onde farão belo efeito e também para que tenham boa saúde.