Mesmo de origem asiática, a nespereira, árvore que dá a nêspera, pode ser cultivada em todo o Brasil. São Paulo é o maior produtor nacional. Veja a seguir mais características dessa árvore frutífera.[clear]
Nome popular: nêspera, ameixa-japonesa
Nome científico: Eriobotrya japonica Lidl.
Angiospermae – Família Rosaceae
Origem: Ásia
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
Árvore de tronco tortuoso e ramificado, de altura até 6,0 metros, podendo ser controlada por podas para facilitar a colheita dos frutos.
As folhas são grandes, pilosas de coloração verde escura na página de cima e mais claras na inferior. As flores são brancas reunidas em inflorescências grandes nas pontas dos ramos.
O fruto é uma baga globosa ou periforme de casca pilosa com polpa amarela carnosa firme e suculenta e levemente ácida. As sementes são marrons e cada fruto tem de 2 a 7. O fruto pesa em média de 30 a 80 gramas.
São Paulo é o maior produtor nacional do fruto.
[h2 type=”2″ width=””]Como Plantar a Nêspera[/h2]
A nespereira se desenvolve em praticamente todo o Brasil nos quintais de quem conhece o seu valor. O clima é ameno com médias anuais acima de 15 ºC, com chuvas regulares durante o ano.
O solo para seu cultivo deve ser profundo, pois a planta tem raízes profundas. As mudas oriundas de enxertos sobre marmeleiro podem tombar se a região de cultivo tiver ventos fortes e não for usado quebra-ventos.
A melhor época de plantio deverá ser na estação chuvosa e para no inverno para os Estados do sul. Abrir covas de 60x60x60 cm. No fundo colocar areia para boa drenagem.
Adubo animal curtido de gado ou aves, cerca de 2 kg por muda, misturar com a terra do local, adicionando adubo granulado NPK formulação 20-20-20, cerca de 200 gramas por cova. Misturar bem e colocar o torrão, completando as laterais com composto orgânico.
Se o solo for mais para arenoso, é conveniente fazer ao redor da muda uma elevação, apertando bem. Na hora de regar esta bacia receberá mais água, não percolando para outras áreas. Regar e repetir a rega todos os dias por uma semana, caso não haja chuvas.
Convém tutorar a muda se o local é sujeito a ventos fortes.
[h2 type=”2″ width=””]Pragas Comuns da Nespereira[/h2]
Alguns insetos que costumam atacar a nespereira são pulgões e a mosca-das-frutas. Para evitá-los poderá ensacar os frutos.
Em pomares domésticos costuma-se deixar todos os frutos. Mas se seguir o manejo do pomar comercial e fizer a escolha de alguns frutos retirando os demais, obterá tamanho maior e sabor melhor.
[h2 type=”2″ width=””]Mudas e Propagação[/h2]
A propagação da nespereira é feita por enxertia em mudas de marmeleiro ou de nespereira, obtendo plantas menores.
A partir do segundo ano produzirá frutos, espera-se que estejam maduros para fazer a colheita.