Moréia (Dietes bicolor) – Paisagismo:

Moréia (Dietes bicolor) - Dietes iridioides Muito usada no paisagismo urbano em extensos canteiros, esta planta tem sido, junto com os buxinhos, um elemento sempre presente nos jardins.

Difícil achar jardins empresariais e condominiais onde não esteja fazendo bordadura de muros e entradas.

Seu manejo simples e a beleza de extensos canteiros com as pequenas flores é um atrativo à disseminação de seu uso.

Cultivo comercial e Propagação do Dietes

Moréia (Dietes bicolor) dietesPara produzir moréias, o método mais usado é a separação de touceiras.
Retirando toda a planta do solo, lavar as raízes, expondo os rizomas.

Com um tesoura ou faca afiada bem limpa cortar um pedaço de 4 a 6 cm do rizoma, deixando as folhas junto. Se for no verão, o corte da metade das folhas poderá garantir a menor perda de água.

Quando a muda crescer estas folhas deverão ser retiradas para melhor apresentação. Colocar o rizoma em substrato misto de adubo animal de curral curtido e composto orgânico, regando a seguir.

Deixar em cultivo protegido com sombra a 50%, regar frequente para manter a umidade, depois espaçar as regas.

Quando a muda estiver pegada, levar para o exterior com sol em comunidade, separando as de flores brancas das amarelas para melhor contagem dos indivíduos.

São comercializadas pelo tamanho da touceira, classificadas em pequena, média e grande. É uma planta excelente para produção pois tem colocação imediata no mercado.

Moréia (Dietes bicolor)

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.