Moreia-Azul (Aristea ecklonii)

Escrito por

Nome botânico: Aristea ecklonii Baker


Nome popular: moreia-azul, estrela-azul

Família: Iridaceae

Origem: África

Descrição

Planta herbácea perene rizomatosa, resistente ao frio, entouceirada, altura em torno de 0,50m.

moreia azulFolhas finas lanceoladas de comprimento entre 38 e 45 cm, na cor verde azulada.

As flores azuis são pequenas, trilobadas reunidas de três em três unidades em racemo aberto com longo pedúnculo acima da folhagem.

Floresce da primavera ao início do verão no Hemisfério Norte. A duração de cada flor é de um dia, semelhante à Neomarica, de mesma família.

Seu cultivo é restrito a regiões de clima frio a ameno.

Outras do mesmo gênero:

1. Aristea abyssinica da região Leste de Cape, África do sul. Cresce em áreas rochosas e campos abertos. Mesmo tipo de folhagem, mas as flores podem ser azul-céu, violeta, vermelho escuro e rosa.

2. Aristea africana, de menor tamanho flores azul escuras de pétalas amassadas na ponta. Originária da África em áreas planas arenosas.

Como Cultivar a Moreia-Azul

moreia azulLocal ensolarado com sombras à tarde, temperaturas amenas a frias, ideal entre 15 e 20 0C.

Solo rico em material orgânico, bem drenagem mas não seco. Seu habitat varia desde florestas a campos abertos, inclusive em áreas pantanosas.

Comercializada em potes plásticos, pode ser cultivadas em canteiros preparados com composto orgânico e adubo animal de curral bem curtido, cerca de 3 kg/m2.

Limpar o canteiro de plantas fenecidas e inços, realizar a aeração do solo até uns 20 cm e colocar o composto misturado com o adubo animal, incorporando bem.

Fazer uma cova do tamanho do torrão da muda, retirar a planta do recipiente e plantar. Após o plantio regar bem nos próximos dias, depois apenas quando fizer a rega geral do jardim.

Seu crescimento é lento, podendo levar até três anos para atingir seu pleno desenvolvimento.

Mudas e Propagação da Estrela-Azul

A propagação poderá ser feita de forma vegetativa, por separação de touceiras.

moreia azulRetirar uma muda da terra, separar de forma cuidadosa os perfilhos que crescem espontaneamente a partir do rizoma, cortar o rizoma levando sempre folhas junto.

Plantar em canteiros preparados. A melhor época é antes do inverno ou da época das chuvas.

Outra forma de propagação é por sementes, sempre muito numerosas. No seu local de origem o vento e a chuva são responsáveis pela propagação da planta.

Semear em caixotes com composto orgânico, nivelando e regando antes. Colocar as sementes espaçadas de 2 a 3 cm, cobrindo tudo depois com areia peneirada sobre o recipiente.

Cobrir com plástico e deixar em local protegido. Periodicamente regar o substrato.

A germinação ocorre melhor em temperaturas entre 15 e 20 0C. O transplante para potes poderá ser feito quando houver altura suficiente para manuseio.

O cultivo da moreia-azul pode ser feito também em vasos de tamanho médio, sozinhas ou consorciadas com outra planta de folhagem verde.

Uso Decorativo e Paisagismo da Aristea Ecklonii

moreia azulEm paisagismo é pouco o tempo de seu cultivo no país, sendo mais conhecida outras da mesma família, como a íris e a neomarica.

O efeito de suas pequenas flores azuis é surpreendente, nos canteiros ao longo de muros, ao redor de palmeiras de folhagem alta, como os jerivás e servindo de ornamentação a cercas vivas somente verdes em entradas de carro, com podocarpos ou murtas.