Na área da jardinagem amadora podemos ter muitas dúvidas sobre o emprego deste ou daquele insumo, para horta e jardim – por exemplo, o húmus de minhoca.

O que será e quais os benefícios de seu uso? Há restrições de emprego? Posso fazer em casa? Como fazer húmus de minhoca?

Vamos a seguir comentar.

A Minhoca e suas Espécies

Primeiro, o que é uma minhoca?

É um verme anelídeo sem olhos e ouvidos, com o corpo dividido em anéis que variam em quantidade de acordo com a espécie.

Possui células fotossensíveis na pele que influenciam seus movimentos.

Solos encharcados são prejudiciais às minhocas, porque os níveis de oxigênio diminuem e elas respiram através da pele.

É muito comum ver minhocas saírem de um canteiro após uma chuva: estão atrás de uma terra mais seca.

As minhocas têm os dois sexos no corpo mas não se autofecundam. O acasalamento ocorre durante o ano todo e os ovos após a fertilização ficam no solo.

Sua eclosão fica em torno de um mês, dependendo das condições climáticas. O tamanho é variável, podemos encontrar minhocas com sete ou até com mais de 500 anéis, como os minhocuçus.

lumbricus minhoca
Lumbricus terrestris

Vários tipos de minhocas são encontradas. Entre as do Brasil temos a minhoca-brava (Pheretyma hawayana), a minhoca-mansa (Lumbricus terrestris) e o minhocuçu (Rhinodrilus alatus).

De minhocas que foram importadas e são reproduzidas aqui temos, entre outras, a minhoca-vermelha-da-califórnia (Eisenia phoetida) e a africana (Eudrilus eugeniae).

A minhoca come, digere e expele, então temos que húmus de minhoca nada mais é que esterco de minhoca.

Sua composição depende do que a minhoca ingeriu, mas é rico em matéria orgânica (cerca de 42 a 56%), nitrogênio, fósforo e potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, enxofre, zinco, cobalto, cobre e boro. Seu pH é 7,11 a 7,54.

Benefícios da Minhoca no Solo

Ela perfura o solo, e nesta ação descompacta e introduz ar no subsolo, benéfico para as plantas, pois as raízes respiram também, necessitando de oxigênio.

Como ela ingere a terra e defeca, produz este material chamado húmus, que é rico em nutrientes orgânicos e minerais, deixando o solo com mais fertilidade.

Para que Serve o Húmus de Minhoca?

Uma série de benefícios podemos listar sobre a vantagem de adicionar húmus de minhoca a canteiros e vasos:

  • minhocaProlongamento da floração para plantas quando desejamos produção de flores e frutos;
  • O tempo para o processo de germinação de sementes e seu desenvolvimento até podermos transplantar;
  • As plantas ficam mais resistentes às pragas que podem surgir no jardim ou horta, e também contra doenças fúngicas;
  • Os insumos colocados, como adubos animais e químicos, ficam mais tempo no solo sem que sejam lixiviados pelas regas ou chuvas;
  • Não há indicadores de que muito húmus no solo prejudique a planta, assim não há toxidez;
  • O húmus adicionado à terra de canteiros e vasos torna-a mais fértil, propícia ao cultivo;
  • É um produto ecologicamente correto, recomendado para hortas orgânicas de hortaliças e aromáticas;
  • As plantas ficam mais vigorosas e mais verdes, melhorando seu aspecto e desenvolvimento;
  • Dá maior porosidade ao solo, segura a umidade do solo por mais tempo;
  • É de grande importância para o solo porque trata a terra e a planta simultaneamente, enquanto que a adubação química atinge apenas a planta;
  • Quando houver a renovação do solo do vaso ou tratamento de adubação de canteiros no inverno ou estação das chuvas, nova adição de húmus poderá ser feita, evitando o esgotamento do substrato de cultivo. Incorporar à terra do canteiro para que os benefícios fiquem disponíveis o mais perto possível das raízes.
1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.