Nome Botanico: Calathea louisae Gagnep.
Sin.: Marantha louisae Hort.

Nomes Populares : Calatéia, maranta

Família : Angiospermae – Família Marantaceae

Origem: Nativa brasileira.

Calatéia ou Maranta : descrição

Maranta leuconeura KerchoveanaÉ uma planta perene, herbácea, rizomatosa de folhas ovais variegadas de duas cores de verde, o verso da folha é arroxeado.

O longo pecíolo insere-se diretamente no rizoma que fica à flor da terra e tem muitas raízes.

A planta pode atingir até 0,50 cm de altura e forma extensas moitas, com caráter invasivo.

Suas flores são brancas, pequenas reunidas por um haste que sai da bainha das folhas, mas não têm expressão, podendo ser retiradas.

Pode ser cultivada no país todo.

Calatéia :Modo de Cultivo

Calatéia ou Maranta: Seu lugar de cultivo melhor é à meia sombra, mas pode tolerar locais ensolarados no período da manhã.

Maranta - cultivoO substrato deve ser rico em matéria orgânica, assim que ao preparar o canteiro ou vaso, deverá colocar adubo animal de gado ou aves bem curtido, composto orgânico ou húmus de minhoca, bem misturados.
O solo de canteiro deverá ser revolvido até 20 cm de profundidade.

Para bordaduras plantar as mudas com espaçamento de 20 cm entre plantas e a 15 cm da borda para que possa se desenvolver.
Se esta borda for junto a gramados será conveniente usar separador de grama, pois a calatéia tem caráter invasivo.

Se for para fazer uma grande mancha num espaço sob árvores ou mesmo no entorno de bosques, plantar também com o mesmo espaçamento em linhas desencontradas para fechar mais rápido, formando um maciço.
Também pode ser cultivada em jardineiras.

Para fazer multiplicação poderá separar a touceira, cortando os rizomas e cada muda deverá ser acompanhada de pelos menos 2 folhas.

Em floriculturas é vendida em caixas com 15 mudas.

Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.