Pé de Maracujá (Passiflora alata L.)

Aprenda a plantar o pé de maracujá, um arbusto nativo do Brasil e da América Central que produz uma das frutas mais celebradas no país e no mundo.[clear]

Nome Técnico: Passiflora alata L.
Nomes Populares: Maracujá, maracujazeiro
Família: Família Passifloraceae
Origem: Nativa do Brasil e América Central

[h2 type=”2″]Descrição[/h2]

maracujá no pé

Arbusto tipo cipó de caule anguloso, muito ramificável e pouco mensurável, provido de longas gavinhas e folhas ovais e oblongas.

As flores são exóticas, de sépalas verdes por fora e avermelhadas internamente,estames coloridos, perfumadas e ornamentais.

O fruto que se segue é oval ou esférico verdes quando novos, tendendo a amarelados ao amadurecerem.Têm casca fina e polpa amarga.

O que se consome na verdade é a mucilagem que envolve as numerosas sementes, de sabor doce, perfumado e altamente nutritiva.

O maracujazeiro pode ser cultivado em quase todo o país em regiões de clima ameno.

[h2 type=”2″ width=””]Modo de Cultivo do Maracujá[/h2]

flor do marcacujá
Flor do maracujá

O maracujazeiro não tolera lugares frios nem geada, desenvolve-se bem em regiões de clima ameno a quente. O solo deverá ser levemente ácido, rico em matéria orgânica.

Na cova de plantio deveremos usar 3 kgs de adubo animal bem curtido e 300 gr de adubo granulado NPK formulação 10-10-10.

O local deverá receber bastante sol e ser abrigado dos ventos frios de inverno, se for cultivado no sul do país. Como é um cipó, necessita de cultivo em latada ou espaldeira, longe de árvores, por que tende a enrolar-se nelas.

A floração ocorre na primavera seguindo-se a frutificação até o final do outono.

[h2 type=”2″ width=””]Propriedades Medicinais e Paisagismo[/h2]

maracujá sucoO maracujá é conhecido como calmante dos nervos, devido à combinação de glicosídeos, alcalóides e serotonina que foram testados e comprovaram sua eficácia. A polpa é usada como alimento na forma de suco, geleia, sorvetes e doces.

Quando falamos de cultivo de pomar caseiro não precisamos deixar esta planta no fundo do quintal. É bela, faz ótima sombra em caramanchões e pérgolas a pleno sol e poderá ser usada com sucesso na ornamentação de jardins.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir ? uma atividade que vai al?m do simples ato de pintar: ? uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, ? uma planta ex?tica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...

Img de rastreio

Localize algo no site!