Chinese Hibiscus

 

 

 

Canteiro do amor para floração primavera até o verão

O canteiro de primavera e verão também poderá ser usado nas regiões de climas mais tropicais e temperadas, e todo jardineiro apaixonado poderá fazer suas declarações silenciosas para sua amada à vista de todos.

Divertido será quando alguém que conheça os significados analisar os conjuntos de plantas e buscar seus olhos, num entendimento tácito de admiração e respeito.

Vejam nosso esquema apresentado para a primavera/verão:

canteiro_flor_amor_verao

As plantas estruturais do canteiro

Algumas plantas estruturais como arbustos dão a forma desejada para o canteiro.

hibisco (Hibiscus rosa sinensis) é uma planta de cultivo no Brasil todo e floresce praticamente o ano inteiro.
Pode ser podado na parte mais baixa do tronco, assim ficará como uma pequena árvore.
Seu significado é amor ardente, principalmente se for na cor vermelha.

Para acompanhar este arbusto escolhemos uma planta de forma arredondada e muitas flores, a hortência (Hydrangea macrophylla) e que tem o significado de amor nascente e perpétuo encanto.
Suas folhas são grandes e verdes e produz flores azuis ou rosas.

Escolhendo as plantas mais baixas

Pronta a parte estrutural do canteiro, escolhemos dálias (Dahlia), uma bulbosa de longa floração com flores em rosa que significam promessa de felicidade eterna e agerato (Ageratum), uma anual de verão, de folhas pilosas e flores pequeninas em lilás.
Seu significado é fidelidade e amor.

Cravina - dianthus chinensis
Cravina – dianthus chinensis

 

Ainda necessitamos de um complemento para a borda do canteiro.
Podemos optar por cravinas (Dianthus), uma herbácea perene, que quer dizer paixão, flor-de-mel (Alyssum) que simboliza o valor aliado à beleza ou hera (Hedera) que quer dizer fidelidade no casamento.

Se residir em locais de clima mais frio, plante também alfazema (Lavandula dentata) de flores azul violeta, perfumadas que tem o significado de devoção.

Planejando as plantas anuais, sabemos que sua duração serão de poucos meses.
Poderemos depois substituí-las por outras perenes, ou pelas de inverno-primavera, sem alterar muito seu significado.

Para quem estranha não colocarmos nossas plantas mais usadas em jardins, como bromélias ou helicônias, que são de clima mais tropical, lembramos que a simbologia das flores é de origem européia e muito antiga, muitas destas plantas que hoje vemos em todos os jardins ainda não eram conhecidas.

Uma recomendação para o jardineiro apaixonado é que mantenha este canteiro sempre limpo de folhas e flores fenescidas, com as plantas adubadas e regadas corretamente.
A mensagem deverá ser desta forma não só compreendida e admirada, mas também saudável, transmitindo o apreço e cuidado de quem o cuida.

1
2
3
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.