Joia-do-Cabo (Nemesia Strumosa)

Escrito por

A joia-do-cabo é uma flor de clima mais ameno. Ela pode ser plantada em vasos de interior, desde que num canto bem iluminado. Veja a seguir suas características e como cultivá-la.

Nome botânico: Nemesia strumosa Benth.
Nome popular: joia-do-cabo, arlequim-nemesia
Angiospermae – Família Plantaginaceae (ex-Scrophulariaceae)
Origem: África do Sul

Descrição

Planta herbácea perene, mas considerada como anual, altura entre 20 e 30 cm e cerca de 25 cm de diâmetro, folhas ovais estreitas, de bordas denteadas, na cor verde clara, inseridas de forma oposta nos talos.

As flores são pequenas, de formato peculiar com 4 pétalas pequenas e uma mais larga. Podemos encontrar as flores em diversas cores, tais como vermelhas, brancas, laranja e amarela.
O pendão floral é do tipo racemos terminal, acima da folhagem da planta.

A cultivar Nemesia strumosa ‘Blue Gem’ tem apenas 20 cm de altura e suas flores são azul-violeta. Seu florescimento ocorre do inverno até o princípio do verão e pode ser cultivada em regiões mais frias do país.

Como Plantar a Nemesia Strumosa

flor-do-caboA nemesia aprecia solos ricos em matéria orgânica, com boa oxigenação e drenagem.

Não suporta seca; então as regas deverão ser frequentes. Necessita de local com sol pela manhã e sombras à tarde. Isto a torna interessante para cultivo dentro de casa junto a janelas com boa iluminação.

O substrato de cultivo é o composto orgânico o quanto seja necessário misturado com cerca de 300 g/m2 de adubo animal de curral bem curtido, preparando-se o canteiro com alguma antecedência para o plantio das mudas.

Propagação e Mudas

A forma de propagação é por sementes, adquiridas em agropecuárias, verificando sempre o prazo de validade das mesmas. A melhor época de semeadura é de janeiro a maio para o Sul e Sudeste do país e de maio a julho para o restante das regiões.

Para semear, usar caixotes ou qualquer recipiente, tais como bacias plásticas e garrafas PET cortadas longitudinalmente, fazendo furos para drenagem.

Usar como substrato a mistura de composto orgânico com areia, nivelando e regando antes de semear. Ao colocar as sementes, procurar espaçar as pequenas covas, onde serão depositadas de 4 a 5 sementes na profundidade de 0,5 cm.
Cobrir com areia de construção ou terra seca peneirada. Regar a seguir novamente e manter as regas todos os dias para que o substrato fique sempre umedecido.

Deixar em local protegido do sol e da chuva, mas que tenha boa iluminação natural após a emergência. A germinação ocorre entre 7 e 21 dias. O transplante poderá ser feito quando a mudinha tiver no mínimo 10 cm de altura.

Para levar para o canteiro, fazer pequenos buracos na terra com espaçamento de 30 cm entre plantas em linhas desencontradas.

Transplantar o torrão tomando cuidado com as raízes. Chegar a terra à muda, apertando de leve para fixar. Após o plantio do canteiro, regar sem molhar as folhas, somente o solo.

Paisagismo e Uso Decorativo da Joia-do-Cabo

nemesiaO cultivo com melhor efeito paisagístico é em maciço em extenso canteiro junto a gramados, mas também poderá ser feito em vasos e jardineiras.

Em recipientes escolher os de altura em torno de 25 a 35 cm. Colocar pedriscos ou geomanta no fundo para a drenagem, uma porção de areia sobre estes e uma parte do substrato, o mesmo já recomendado.
Colocar a ou as mudas, preencher com o restante do substrato e apertar a muda de leve contra a terra para fixar. Regar a seguir.

O espaçamento em jardineiras e vasos poderá ser a metade do recomendado, já que se deseja um maciço mais compacto para melhor efeito ornamental.