Arbustos que se destacam

buque-noiva-florNem todos os lugares têm apenas árvores, os arbustos também contribuem para a festa das flores em todos os lugares.

Um arbusto que é muito usado para cerca-viva de empresas e condomínios é a buquê-de-noiva (Spiraea japonica), com suas flores pequeninas em buques pequenos que fazem de sua florada um verdadeiro festival, apesar da curta duração.

Outro arbusto da mesma família das rosas, também caducifólio, menos conhecido, mas de grande beleza é o deutzia (Deutzia), com suas flores alvas que causam grande luminosidade no jardim, capturando e irradiando claridade.

Arbustos de flores perfumadas

Para quem aprecia flores perfumadas recomendo o jasmim-da-china (Jasminum multiflorum), de forma irregular para grandes espaços.

Também o jasmim-estrela ou jasmim-de-leite (Trachylospermum jasminoides), uma trepadeira de folhas delicadas, ambos com flores brancas muito perfumadas.

Herbáceas para ornamentar canteiros ou vasos

No jardim não temos apenas árvores e arbustos, as plantas do tipo herbáceas contribuem muito para complementar a ornamentação dos canteiros.

lirio-vermelho-florÉ o caso do agapanto (Agapanthus), com flores azuis ou brancas, dispostas em inflorescência globosa sobre hastes longas e finas, num efeito ornamental surpreendente.

Outra planta de lindas flores que pode dar um efeito de contraste interessante com os verdes da vegetação é o lírio-asiático (Lillium pumilum), com flores alaranjadas, amarelas e brancas muito bonitas.

Completar o canteiro com bordaduras floridas é uma boa dica sempre.
Nem sempre queremos todo o jardim estático com plantas perenes.

Quem gosta de jardinagem aprecia a primavera e a renovação do jardim.

tajetes-canteiroPoderemos introduzir pequenas manchas de cor ou uma nova abordagem para o acabamento do canteiro com o tajetes(Tajetes patula) ou então a flor-de-mel (Alyssum), esta última justificando seu nome popular, atraindo insetos diversos mas principalmente borboletas.

A primavera é sem dúvida uma bela estação.

Andar nas floriculturas e hortos atrás de plantas, passear no jardim e ver que suas queridas começam a florescer.
Realizar as tarefas de jardinagem para trazer mais ar, mais nutrientes e mais saúde para as plantas nos confere uma serena alegria.

Sentar depois e apreciar o zumbido das abelhas, contar as borboletas, ficar estático perante um beija-flor visitante do jardim, evitando até piscar os olhos para não espantá-lo. Sim, definitivamente é a melhor estação do ano!

 

deutzia

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.