Cuidados com o Jardim no Final do Verão

Escrito por

Na volta das merecidas férias de verão é provável que encontre um jardim com ares de abandono. Mas não tem problema: com as nossas recomendações você poderá recuperá-lo rapidamente. Confira neste artigo os cuidados com o jardim.

Liste o que deverá ser feito no seu jardim e comece de acordo com a ordem que sugerimos a seguir.

Recuperando o Jardim no Verão: Primeiros Passos

gramado arvoresEm primeiro lugar, promova a aeração da terra dos canteiros, permitindo que as águas de regas passem mais facilmente alcançando as raízes. Retirar também os inços que apareceram.
Para vasos, introduzir na terra uma pazinha ou faca para aerar pela mesma razão.

Faça a rega geral do jardim, de forma profunda – a não ser que na região onde mora esteja na estação das chuvas. Em seguida, cuidar do gramado, se tiver. Retirar manualmente os inços, podar na altura correspondente ao tipo de grama usado e depois adubar.

Ramos quebrados ou secos deverão ser cortados com podão limpo e afiado em corte reto. Limpar os ramos internos não produtivos no interior da copa, arejando e permitindo mais luz para a planta.

Retirar ramos não produtivos, conhecidos como ramos-ladrão. Em geral têm grande crescimento vegetativo, alongando-se fora do formato dos arbustos. Retirar também na ocasião flores fenecidas, cortando abaixo da última gema, propiciando nova brotação.

Cuidando da Terra

jardim carrinho de mãoUsar uréia, cerca de 100 gramas /m2, espalhado a lanço e depois regar de forma abundante. Usar luvas, pois o produto tem ação corrosiva nas mãos.

Reposição de substrato para canteiros onde há pouca terra, mesmo depois de descompactar.  A mistura poderá ser de composto orgânico com adubo animal de curral bem curtido, cerca de 500 gramas de esterco para 1,0 m2 de canteiro.

Caso não haja necessidade, realizar então uma adubação química, colocar adubo granulado NPK formulação 10-10-10 ao redor de folhagens, cerca de 100 g do produto.

Caso o cultivo seja de plantas floríferas usar o NPK 4-14-8, mesma quantidade. Colocar no solo, remexer com a pazinha incorporando e regar.

Realize Podas no Jardim de Verão

Podar os arbustos que cultiva, depois aparar os ramos fora do contexto desejado. Para as cercas vivas com arbustos floridos na estação devemos esperar que passe o período para evitar retirar a beleza e o colorido das flores.

Mas se cultiva cerca viva de unha-de-gato (Ficus pumila) é uma tarefa urgente, pois perde a beleza se nos descuidamos de sua manutenção.

Forrações e bordaduras também devem receber cuidados: retirar folhas secas que deixam um ar desleixado e regar bem. A época de adubação de forrações é melhor na primavera.

Procure por Pragas

Observar atentamente as plantas, herbáceas e arbustivas, atrás de cochonilhas. Use óleo de nim uma colher das de chá diluído em água não clorada, aplique com aspersor em horário sem sol.
Faça mais de uma aplicação até sumir os insetos.

Para lesmas podemos iscas atrativas ou cinzas de lareira nos lugares com suas marcas.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: cliff1066™, IES-MGB