O jardim, decorado em estilo francês, dá a impressão de sofisticação e riqueza. Esses conjuntos de jardins e parques enfatizavam o luxo das residências reais de épocas passadas. As palavras-chave aqui são regularidade, constância, severidade das linhas, formas geométricas regulares. É isso que distingue o estilo francês de outras áreas do paisagismo.
A atenção é atraída para arbustos bem aparados da mesma altura, caminhos suaves, gramados dispostos simetricamente.
Geralmente há poucas flores. Elementos artificiais da decoração do jardim são feitos de cerâmica, bronze, mármore e outros materiais de qualidade.
Como criar um jardim francês?
Para criar um jardim francês, é usada uma área plana de forma retangular ou quadrada. Normalmente, no meio de tal espaço, há um grande canteiro de flores ou fonte, e os caminhos divergem do centro em diferentes direções.
A composição principal é a casa, e os demais elementos enfatizam sua beleza. Árvores e arbustos são plantados em uma ordem estrita e formam uma fileira uniforme.
Layout do jardim francês
Uma casa de campo decorada em estilo clássico é o local ideal para paisagismo nessa direção.
O edifício não apenas completa a composição, mas também desempenha um papel de liderança: o estilo regular do jardim cria uma moldura solene e estrutura o espaço.
Saindo para o alpendre, você certamente notará: o eixo principal do jardim está localizado estritamente perpendicular ao edifício. Na maioria das vezes é um beco largo. Ao longo dela está todo o esplendor: gramados e fontes.
Os elementos principais são repetidos muitas vezes e estão localizados à mesma distância um do outro.
Que cores são usadas para criar um jardim francês?
Tons populares são verde e prata. As plantas decíduas e coníferas ficam ótimas.
As plantas com flores são melhores para escolher tons roxo-lilás e amarelos. Você pode adicionar um pouco de vermelho, branco e rosa. Isso tornará a escala principal mais expressiva.
Em um enredo pessoal comum, nem sempre é possível levar em conta todos os requisitos de estilo. Você pode usar alguns dos elementos. O principal é aderir aos princípios básicos.
Água
Uma lagoa com água límpida é um elemento indispensável da paisagem. Ela repete a forma de um círculo, oval ou retângulo e é contornado por um litoral plano.
As plantas também trazem a geometria para o lugar. Mas os reis franceses não apenas desfrutavam da superfície do reservatório, mas também do som da água: cascatas artificiais criavam ótima música.
Não podemos imaginar estilo francês sem fontes, cuja aparência não deixa dúvidas de que estamos na Europa medieval.
- Veja também: Paisagismo interno: melhores plantas para sala de jantar
Jardinagem e plantas
O estilo francês no jardim é a ausência de caos e desordem. Aqui você não encontrará uma árvore ou arbusto que possa estragar a composição geral. São plantadas em linhas retas e paralelas umas às outras, isoladas ou em uma parede densa.
Uma característica do jardim francês é que as plantas com flores são plantadas estritamente em um canteiro de flores, e os espaços verdes compõem uma maior quantidade de vegetação utilizada.
A geometria estrita também pode ser traçada no plantio de flores que formam grupos e listras.
As plantas são selecionadas de tal forma que sua beleza irá encantar os proprietários do local durante toda a temporada e criar um padrão rico e contrastante.
- Veja também: 15 espécies de flores do alho (Allium) e arranjos imponentes
Que plantas escolher para um jardim de estilo francês?
Quanto às cores, você deve escolher a vegetação que tenha a seguinte cor:
- Diferentes tons de verde;
- Branco;
- Rosa;
- Roxo;
- Azul.
Como surgiu esse estilo?
Curiosamente, as origens do estilo vem da Itália. Foi este país que no século XVII se tornou o centro do desenvolvimento do Barroco, uma cultura caracterizada pela riqueza e luxo.
Os franceses tinham uma paixão especial por isso, então adotaram os princípios básicos do barroco e se tornaram criadores de tendências no design de jardins em toda a Europa.
Um exemplo marcante de uma paisagem nesse estilo é o Parque de Versalhes, no qual os arquitetos trabalharam diligentemente para Luís XIV. Esse governante era famoso por seu absolutismo e maximalismo – não é de surpreender que a área do parque tenha se tornado pomposa e austera.