Também conhecido com jardim interno, o jardim de inverno ou poço de luz é um espaço exposto à luz por meio de claraboias ou mesmo pela ausência total de cobertura. Ali, é possível manter espécies de plantas que trarão uma nova vida para a casa. Muitas são as opções de decoração para esse ambiente. Saiba mais a seguir.[clear]
No projeto de uma casa de campo é possível realizar um sonho para quem aprecia plantas: um espaço com luz natural dentro de casa conhecido como poço de luz.
Em casas de um só piso, será necessário que parte do telhado seja feita de vidro. O efeito arquitetônico possibilita muita criatividade no projeto.
Poderá ter a dimensão que o proprietário desejar.
[h2 type=”2″ width=””]Leve em Conta a Luminosidade do Jardim de Inverno[/h2]
Será preciso ter em conta a posição do sol. Se ficar com orientação Sul haverá bem menos luz do que se ficar para o Norte. As plantas ali colocadas poderão ter diversas dimensões.
As mais altas devem ficar no fundo e as menores na frente do jardim de inverno. Adote somente plantas de meia sombra e sombra. As regas poderão ser feitas manualmente ou com irrigação controlada.
A jardineira usada poderá ser definitiva, feita de alvenaria, que receberá proteção no fundo e laterais para evitar infiltrações indesejáveis. O substrato deverá ser bem permeável, enriquecido com adubos químicos e não orgânicos, para evitar cheiros desagradáveis nos ambientes.
Muito importante é o sistema de escoamento das águas de regas para um ralo. Isso evitará encharcamentos que poderão prejudicar as plantas ali cultivadas.
[h2 type=”2″ width=””]Uma Laranjeira Dentro de Casa[/h2]
A surpresa para o visitante será encontrar dentro de casa uma laranjeira pequena junto desses espaços com sol.
Seu nome é kumquat (Fortunella margarita), um citro de pequeno tamanho que produz pequenas laranjinhas usadas em compotas ou com as cascas cristalizadas, apreciadíssima em todos os lugares.
De fácil cultivo e sem tomar muito espaço, com certeza surpreenderá a todos.
Também nestes locais junto a janelas com luz direta pode-se cultivar o repolho ornamental (Brassica oleracea), um efeito surpreendente em meio a folhagens ornamentais.
Cultivado sozinho ou colocado com o próprio vaso de cultivo dentro de cestas rústicas junto a vasos pequenos de outras plantas, será com certeza um adendo na decoração.
[h2 type=”2″ width=””]Poços de Luz em Casas de Dois Andares[/h2]
Para casas que possuem dois andares, o poço de luz poderá ficar junto de uma escada. O vão em altura ajudará numa maior luminosidade. É um erro, no entanto, plantar uma palmeira de grande porte, pois tomará o espaço e acabará por sombrear as demais.
Palmeiras como a licuala, a fênix-de-jardim (Phoenix roebelenii) , a camedória (Chamadorea elegans) ou a camedória-metálica (Chamadorea metallica) poderão ser introduzidas.
Estas duas últimas palmeiras produzem folhas até bem junto do solo e não haverá necessidade de preencher o solo do vaso com outras plantas. Substitua por cascas de pinheiros ou pedriscos ornamentais.
Acrescentar, então, pequenos arbustos como o café-de-jardim (Ardisia crenata) , algumas begônias (Begonia boveri) de folhagem bonita darão o efeito decorativo elegante sem muitos custos de aquisição e manutenção.
Quando o espaço é bem iluminado, que tal a introdução de algumas bromélias?
A vriésia (Vriesia hybrida) e a neoregélia (Neoregelia carolinae) são de meia sombra e ali terão belo efeito tropical, com a cara do Brasil.