Hemerocale (Hemerocallis fulva)

Escrito por

Nome botanico: Hemerocallis hybrida L.

Nomes Populares: hemerocale, lírio-de-um-dia

Família: Família Aspholedaceae

Origem: Originária da Ásia, Europa.

Descrição

Lírio-de-um-dia (Hemerocallis fulva)Planta herbácea de altura em torno de 0,60 a té 1,00 metro, rizomatosa e entouceirada.

As folhas são estreitas e longas, saindo diretamente do rizoma. As flores são de cores amarelas, laranjas, marrom-avermelhadas e têm a forma que lembra o lírio.

O Hemerocallis flava apresenta flores amarelas e o Hemerocallis fulva na cor laranja. Floresce do fim da primavera até o início do outono. Pode ser cultivada em todo o país, inclulsive em regiões frias.

Modo de Cultivo

Lírio-de-um-dia (Hemerocallis fulva)Necessita de sol e solo rico em material orgânico. Após o delineamento do canteiro utilizar adubo animal de curral bem curtido, cerca de 3 kg/m2, incorporando ao solo remexendo bem.

Plantar as mudas com espaçamento de 0,60 até 1,0 metro, para permitir o crescimento da touceira. Quando em grandes canteiros, desencontrar as linhas. Não se esquecer de regar bem após o plantio.

Adubação

Day LilyPara adubação de reposição fazer uma mistura num balde de esterco de curral curtido com composto orgânico e colocar ao redor das mudas, regando a seguir.

Os tratos culturais para esta planta são simples e consistem somente na limpeza de flores e folhas secas.

Paisagismo

hemerocalesPara bordas de lagos faz um belo efeito refletido no espelho d’água. Também em grandes maciços sobre gramados, planos ou em declive, onde devemos plantar apenas uma cor de flor se quisermos um belo espetáculo.

Para linhas junto a muros deveremos atentar para a grande dimensão que as folhas atingem, se houver passagem de automáveis deveremos evitar, pois as rodas dos veículos esmagam as folhas estendidas.

Produção da Hemerocale

Orange Day Lily (Hemerocallis fulva)Para reproduzir esta bela planta, deveremos retirar a touceira do chão e lavar bem para expor os rizomas.

Com faca limpa e afiada cortar, separando em pedaços, onde cada muda deverá ficar com um pedaço de rizoma com 1 a 2 gemas. Poderá na ocasião cortar as folhas, deixando uns 15 cm apenas.

Plantar no canteiro ou em recipiente para cultivo, com solo enriquecido com adubo animal e composto orgânico, mais torta de mamona ou farinha de ossos, misturando em um balde 1 kg de adubo curtido para 100 gramas de farinha de ossos ou torta de mamona e composto orgânico suficiente para o plantio.

Regar bem e deixar em cultivo protegido. Aguardar o desenvolvimento das novas folhas e início do florescimento para o plantio em local definitivo .

Melhor época de fazer isto é no inverno ou início da primavera.