A tradução em português de friendly garden é jardim amigo, amigável. Isso significa que ele é organizado de modo a fazer parte integral da natureza. Gostou do conceito? Então vem aprender a montar um jardim ecológico e sustentável.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]O Que É Friendly Garden[/h2]
A idéia por trás do termo em inglês é a de um jardim bonito e agradável. Lá as plantas são dispostas de forma a atrair insetos polinizadores e pássaros.
Nosso jardim é um espaço dinâmico, cheio de vida. Se prestarmos atenção, assistiremos ao balé das libélulas, besouros, borboletas.
A visita de beija-flores, cambacicas e rolinhas. Não esqueçamos nosso velho amigo, o sabiá que esgravata o chão à cata de minhocas.
Nossa responsabilidade é social e ambiental.
Com plantas ajudaremos na maior quantidade de oxigênio para o ambiente. Na captura de carbono do ar e diminuiremos o calor irradiado nos dias quentes.
É uma forma um pouco diferente de abordagem. Mas asseguramos que o resultado é um jardim bonito, saudável onde será muito agradável a convivência com familiares e amigos. Onde haja harmonia, plantas saudáveis, ambiente acolhedor.
No conceito do jardim friendly garden as árvores que trazem sombra ou frutos são importantes. Este tipo de jardim aborda a introdução de árvores de sombra.
Caso deseje árvores ornamentais, poderá optar por espécies frutíferas. Tais como laranjeiras, limoeiros ou nativas como a pitangueira e goiabeira.
Dê preferência pelas nativas de sua região, por serem mais resistentes e adaptadas ao meio ambiente local.
A satisfação de colher frutas produzidas em casa não tem preço, mesmo que tenha de compartilhar as laranjas com os sabiás, que com certeza virão para comê-las.
[h2 type=”2″ width=””]Insumos para o Friendly Garden[/h2]
O jardim pode ser mais sustentável e natural em todos os detalhes. Para ser um jardim ecológico e sustentável, entre muitos itens, temos os insumos utilizados.
Não há necessidade, por exemplo, de adubação constante. A maioria das plantas se desenvolve bem com compostos e adubos inorgânicos uma vez por ano.
Para quem pensou em gramado: sim, o gramado exige muitos cuidados e insumos para continuar bonito. Mas a abolição do gramado, trocado por coberturas vegetais, tais como a hera-inglesa (Hedera Helix), a vinca-azul (Vinca major) e a calísia (Calisia repens) também trarão beleza e pouca manutenção.
[h2 type=”2″ width=””]Reciclagem e Reutilização dos Materiais da Casa no Jardim[/h2]
O segundo item importante é a reutilização de materiais. Restos de poda, cascas de frutas e hortaliças, cascas de ovos podem fornecer composto orgânico para alimentar as plantas.
Ajudamos o meio ambiente com a diminuição dos lixões da cidade. E o custo é quase nada: somente seu esforço.
Muitas árvores e arbustos perdem as folhas no outono. Use-as para mulching, uma cobertura seca para colocar nos canteiros ou ao redor das frutíferas.
Ele protege o solo contra perda por lixiviação e diminui a quantidade de água necessária para regar as mudas.
[h2 type=”2″ width=””]Aproveite Água da Chuva ou de Poço[/h2]
Regar o jardim é tarefa tediosa, principalmente para quem não tem um projeto de irrigação implantado. Utilizando a água potável fornecida pelo município gastaremos muito.
A água da chuva é um bem precioso não é aproveitado no total, indo embora pelos ralos.
Recolher água dos telhados e armazenar em cisternas subterrâneas ou sobre o solo, com uma pequena bomba e filtros simples, é uma boa opção. Teremos água para regar o jardim, lavar o pátio e o carro.
Os recipientes e bomba não saem caros. E, com o tempo, você ficará contente com a diminuição do valor da sua conta da água.
Quando regar, não dê banho nas plantas: regue o solo junto a elas. Isso economiza água e não propicia ambiente úmido para desenvolvimento de fungos.
[h2 type=”2″ width=””]Friendly Garden: Escolha Plantas Menos Exigentes em Água[/h2]
E pode também repensar o tipo de planta que está cultivando no jardim. As que são ávidas de água, como bananeiras, strelitzias e íris, podem ser trocadas por outras bonitas também. Contudo necessitam de menor porção hídrica diária.
Não quer dizer que precisará fazer um jardim de cactáceas e suculentas. Muitas ornamentais nativas e exóticas adaptadas são resistentes à seca. Estas, são chamadas de xerófitas (do grego xero que quer dizer seco).
São encontradas facilmente árvores, arbustos e herbáceas bem adaptadas a um solo mais sêco.
Como exemplo citamos uma árvore nativa, o ipê-do-cerrado (Handroanthus ochraceus), o cotoneaster (Cotoneaster microphylla), arbusto de flores brancas e frutinhos vermelhos, a sete-léguas (Podranea ricasoliana), uma bela trepadeira de flores rosa. E a turnera (Turnera ulmifolia), uma herbácea nativa de flores amarelo-claras.
[h2 type=”2″ width=””]O Friendly Garden é um Jardim que Necessita de Menos Manutenção[/h2]
A economia na manutenção do jardim é outro fator importante.
Substituindo o gramado por cobertura vegetal viva, não necessitará da máquina de cortar grama. O que economiza eletricidade e seu tempo.
Ademais, não haverá barulho no jardim, o que espanta os seres alados.
Se optar por fazer uma iluminação especial para a noite, use lâmpadas de baixo consumo como as LEDs. Ou com baterias que se carregam com o sol.
A opção por iluminação fotossensível e os sensores de presença também podem ser usados, de maior custo na implantação, mas que poderão dar maior segurança.
O friendly garden é um jardim do tipo sustentável, com todos os requisitos necessários para ser bonito e agradável.
Propicia melhoria para o meio ambiente e atrai aves e borboletas.
Sua recompensa? Sentar e ver beija-flores, borboletas e abelhas indo de flor em flor, numa dança viva todos os dias.