Flores com bulbo são aquelas que, ao invés de possuírem raízes, nascem a partir de uma estrutura sólida subterrânea, muitas vezes em forma de globo. Na maioria das vezes elas são vendidas e apresentadas como flores de corte, ou seja, já separadas de seus bulbos. Mas cada vez mais os vasos e arranjos tem exibido o conjunto inteiro, afirmando a autenticidade dessas espécies e revelando o irresistível contraste entre a rusticidade do bulbo e a delicadeza das flores. Confira alguns exemplos e aprenda a cultivá-las em casa.
O que é que o bulbo tem?
Basicamente um bulbo armazena toda a água e nutrientes necessários ao crescimento de uma planta – sem contar com seu material genético. Ou seja, seu ciclo de vida completo está ali. Tanto é que o modo de cultivo de um vegetal bulboso é usando seu bulbo.
Exemplos bem conhecidos de bulbos são a cebola, o alho e o gengibre. Que, não por acaso, originam folhas e servem como alimento e medicamento para nós, humanos. Contudo há várias espécies de bulbos que dão flores orgamentais maravilhosas:
- tulipas
- narcisos
- jacintos
- nazarenos
- angélicas
- floco-de-neve
- begônias
- lírios
- amarilis (açucena)
- frésias
- dálias
- gladíolos (palma-de-santa-rita)
- anêmona
- açafrão-verdadeiro
- alpínia
Uso de flores com bulbo aparente na decoração
Ainda assim nem todas essas flores tem sido usadas junto com seus bulbos para decorar casas e eventos. Às vezes isso ocorre porque o bulbo é naturalmente disforme demais ou porque o caule da planta não é rígido o suficiente para sustentar sua flor sem o apoio do solo.
Contudo mesmo espécies totalmente aptas a exibir seus bulbos continuam, por costume, sendo cortadas. Mas você pode mudar essa realidade conhecendo exemplos daquelas que encantam os olhares em modo inteiriço.
Cultivo de flores bulbosas em casa, ou forcing bulbs
A tendência do paisagismo interno usando flores com bulbo aparente tomou fôlego com o alastramento das urban jungles. Afinal o plantio de espécies floridas e bulbosas em casa, principalmente na água, revelou essa beleza selvagem aos jardineiros de apartamento, que passaram a usá-las ornamentalmente.
Aliás vasos e arranjos com bulbos aparentes tem ganhado cada vez mais popularidade na decoração de Natal e Páscoa. É mesmo uma tendência para ficar de olho.
O plantio doméstico de bulbosas ornamentais possui um termo específico em inglês: chama-se forcing bulbs. Em tradução livre seria forçando bulbos – ou seja, estimulando-os a se desenvolver e florir longe de um jardim.
Cultivo de bulbos no Brasil
Na hora de cultivar plantas bulbosas o mais importante é a temperatura ambiente: as espécies que dão melhores resultados gostam do frio, como jacintos, narcisos, tulipas, flocos-de-neve. Contudo algumas, como a tulipa, costumam não vingar em solo nacional. Ao invés dela aposte na amarilis.
Aproveite a chegada do outono e do inverno para fazer suas primeiras tentativas. Quem mora em regiões de clima ameno saem na vantagem. As primeiras flores abrirão na primavera.
O forcing bulb pode ocorrer de duas formas: no solo ou na água (com ou sem pedrinhas). Vale lembrar que algumas espécies de plantas bulbosas podem exigir pequenas adaptações nas regras gerais de cultivo. Isso se aplica às tulipas, por exemplo.
Escolhendo os bulbos para plantio
Muito cuidado onde ou com quem você vai adquirir os bulbos a serem cultivados. O ideal é que escolha pessoalmente num garden ou floricultura. Os bulbos devem ser grandes e firmes. Mas se apresentarem pontinho pretos não tem problema.
Também dá para obter bulbos pela internet. Neste caso eles vem embalados. Pesquise as marcas que oferecem o produto e compre apenas das mais conhecidas, de qualidade.
Uma dica preciosa é retirar os fiapos que podem sair de um bulbo. Isso acelera seu desenvolvimento.
Cultivo caseiro de flores bulbosas no solo
- Você poderá usar vasinhos individuais para bulbos grandes. Ou caixas para plantar vários bulbos menores juntos, observando os 15cm de distância obrigatórios entre cada um;
- Prepare uma camada de drenagem no fundo do recipiente, como pedrinhas ou argila expandida;
- Adicione uma fina camada de areia de construção por cima;
- O substrato ideal será feito de uma parte de terra, uma parte de húmus mais duas partes de areia de construção;
- A profundidade do substrato deverá acompanhar o tamanho do bulbo. O importante é que este fique totalmente enterrado, deixando apenas seu biquinho superior para fora;
- Regue uma vez por semana;
- Nas primeiras semanas seus bulbos precisarão de claridade, mas sem sol direto. Quando brotar coloque o vaso num local onde receba sol da manhã.
Como plantar flores com bulbo aparente na água ou em pedrinhas
Mas como assim, cultivar um bulbo dentro d’água se bulbos preferem ambientes mais secos? Desde que ele não fique completamente submerso pode acreditar: vai dar certo.
- Escolha um recipiente que permita que o bulbo fique sempre no lugar, apontando para cima. O mercado já oferece vasos de vidro com o formato ideal para esse propósito;
- Se você não tiver um que cumpra esse papel, use pedrinhas de rio, como seixos, para ajudar a estabilizar o bulbo;
- Coloque o bulbo lá dentro. Certifique-se de que ele realmente ficará no lugar, sem rolar;
- Adicione água. O nível deve ser abaixo da metade do bulbo;
- Troque a água a cada 10 dias;
- Nos primeiros 40 a 50 dias o recipiente com o bulbo deverá ficar num local escuro entre uma temperatura de 15 a 18 graus centígrados. Você pode deixá-lo dentro de um armário fechado ou mesmo cobrir tudo com um saco plástico preto;
- Depois desse tempo você poderá decorar sua casa com ela, sempre dentro d’água.
Flores com bulbo aparente na decoração: ideias para se inspirar
Este arranjo com tulipas não enterrou seus bulbos – apenas os cubriu com musgos, num efeito super orgânico.
O vaso tipo meia-cuia é excelente para mostrar melhor o solo e o que acontece sobre ele.[divider]
Os exuberantes bulbos dos jacintos ficam bem expostos: maravilhosos! O vaso, também meia-cuia, contém outra espécie de musgo para pontuar e sustentar cada planta.[divider]
Vasos de vidro com pedrinhas e água tornam o arranjo levíssimo. Você pode cultivar seus bulbos já nos recipientes com os quais deseja decorar o espaço.[divider]
Coloque alguns vasinhos de bulbos plantados no solo dentro de um cesto de palha: fica ainda mais rústico.[divider]
Vasos horizontais como este, feito a partir de um tronco de árvore, são perfeitos para espécies de flores bulbosas mais alongadas. Aqui um barbantinho bicolor foi graciosamente usado para manter os caules em ordem.[divider]
Dois tipos diferentes de flores com bulbo aparente num vaso de vidro, com raízes muito bem arrumadas junto aos seixos.[divider]
Baldes de metal são frequentemente usados para montar um arranjo com flores bulbosas; Estas aqui ainda estão se desenvolvendo mas já fica lindo.