Gerânio Hera

Nome Técnico: Pelargonium peltatum, (L) L’Her.

Nomes Populares: Gerânio folha de hera, gerânio pendente

Família: Família GeraniaceaeOrigem: Originária da África.[clear]

[h2 type=”1″ width=””]Descrição[/h2]

Planta herbácea com característica de pendente, folhas lisas, que lembram a folha da hera, caule flexível.
Pode crescer até mais de 1,0m.

As folhas são arredondadas com recortes de onduladas, verde-brilhante em pecíolos curtos que surgem no meio da página inferior, como se fossem os antigos escudos de luta, daí o nome peltatum, peltate em latim.

Flores vistosas simples ou dobradas reunidas em inflorescência com longa haste, em diversas cores do branco ao carmim escuro, também bicolores.

Floresce o ano todo, principalmente no verão, com cultivo para todos os tipos de clima, florescendo mais nos de clima ameno.

[h2 type=”1″ width=””]Como plantar[/h2]

january geranium
Gerânios em vaso

Para jardineiras ou vaso como pendente, deve ser cultivada em local com pelo menos 1 a 2 horas de sol.

Para jardineiras usar espaçamanto de 20 cm entre plantas. Substrato de cultivo com composto orgânico, adubo animal bem curtido e areia, para boa drenagem, pois não tolera umidade excessiva. Devemos cortar sempre as flores fenescidas e as folhas secas para evitar que pare a emissão de novos botões.

Adubação a cada 3 meses com adubo granulado tipo N-P-K fórmula 10-10-10, colocado em água e regar o substrato somente sem tocar na planta. As regas devem ser regulares mas não abundantes.

Propagação por estaquia de ramos jovens cortados em bisel, passados em enraizador e postos em bandejas e colocados em local com temperatura mais baixas, por isto a época melhor para isto é no final do inverno.

As raízes aparecem em torno de 4 semanas, quando são retirados da bandeja comunitária e colocados em vasos.
Preparar o substrato do vaso com brita ou cacos de vaso no fundo, colocando areia úmida e depois o substrato.

Arrume de 1 a 3 mudas por vaso para que fique bem cheio e ornamental.

[h2 type=”1″ width=””]Paisagismo[/h2]

Esta planta tem belo efeito em jardineiras na sacada e também cultivada com outras plantas tipo palmeirinhas e dracenas, em vasos de tamanho médio a grande.

Postado por
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir ? uma atividade que vai al?m do simples ato de pintar: ? uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, ? uma planta ex?tica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...

Img de rastreio

Localize algo no site!