O lótus é uma flor que fecha suas pétalas todas as noites e se esconde na água suja do pântano para retornar no início da manhã, assim que os primeiros raios de sol aparecem no céu. Simboliza o renascimento, a pureza espiritual e a tranquilidade da vida em sua beleza e graça.
O Lótus tornou-se um sinal de juventude, imortalidade e renovação da vitalidade. Suas pétalas se assemelham aos raios do Sol, e o próprio botão forma um círculo, como o centro do universo.
O significado das cores do lótus sagrado
As cores do lótus têm significados e interpretações diferentes.
Lótus Branca
A cor branca do Lotus pertence à deusa “White Tara”, que salva dos perigos e dá uma vida longa sem tormento. É uma cor de cura que traz boa sorte.
Lótus vermelho
O vermelho é a pureza do coração. Simboliza a pureza dos pensamentos no amor e na empatia.
Lótus azul
A cor azul do Lótus é um símbolo da vitória do espiritual sobre o sensual. Ele personifica sabedoria e grande conhecimento. O emblema azul representa modéstia e pureza.
Lótus rosa
O Lótus Rosa é um símbolo da presença da Deidade e está associado ao Buda.
Significados secretos do lótus
A imagem do Lótus é frequentemente mencionada em livros antigos de práticas espirituais. O simbolismo de uma flor difere do número de pétalas:
- 5 pétalas – um símbolo dos cinco estágios da vida humana: nascimento, ensino, casamento, descanso, morte;
- 7 pétalas – um símbolo dos sete planetas;
- 8 pétalas – um símbolo do esquecimento eterno;
- 9 pétalas – um símbolo do homem;
- 12 pétalas – um símbolo do Divino e do Universo.
No Egito, o lótus é um símbolo da vida. Esta flor sagrada é encontrada em todos os lugares: nas casas, nas roupas, como decoração da mesa festiva e do leito nupcial.
A cerimônia fúnebre deve necessariamente incluir uma coroa de flores, como símbolo da ressurreição do homem.
Flor de lótus signficado na China
Na China, o lótus é um símbolo do budismo. Uma flor que se enraíza diretamente na lama, mas depois dela cresce já pura, cujo fruto alcança o céu, é uma imagem de aspiração ao puro, celestial e superior. Isso se aplica não apenas ao budismo, mas também a uma religião como o taoísmo.
As escrituras antigas dizem que no dia em que o Buda nasceu (8 de abril de acordo com o calendário moderno), o lótus floresceu.
Além disso, esta flor é constantemente lembrada em vários desejos e parabéns até hoje. Por exemplo, na China moderna, você pode encontrar cartões postais que retratam um menino segurando esta planta nas mãos, não há tradução literal, mas figurativamente, diz que se trata de um desejo de ter tudo o que é necessário em abundância.
Flor de lótus significado no hinduísmo
Os hindus nos tempos antigos representavam a Terra como um lótus florescendo sobre a água.
Segundo a lenda, durante o descanso de Vishnu (o criador do mundo), uma flor cresceu de seu umbigo nas águas primordiais.
Segundo o mito, ela emergiu do oceano com uma flor de lótus nas mãos quando os deuses criaram o oceano. Existe outra versão: a deusa surgiu em uma flor das águas primitivas.
Flor de Lótus no Japão antigo
Os japoneses acreditavam que o botão de lótus representa a pureza, não passível dos efeitos negativos do meio ambiente.
No Japão, a pintura budista e a cultura do templo foram desenvolvidas. O lótus era um atributo necessário nos templos. Frequentemente, o Buda era representado no trono na forma desta flor.
Os japoneses há muito são adeptos de lótus e de seu cultivo. Lótus branco e rosa são cultivados em lagoas de parques japoneses. Eles são mencionados em poemas e canções folclóricas. As pessoas neste país criaram muitas receitas culinárias usando a raiz desta planta.
Flor de Lótus no Feng Shui
A imagem do lótus é de grande importância no Feng Shui. Recomenda-se manter uma pequena flor de cristal na área de trabalho, pois atrairá a energia da inspiração e do crescimento espiritual para esta zona e, na mesa das crianças, ajudará a aumentar a criatividade e o sucesso acadêmico.