O Feng Shui das Plantas para a Sala de Estar

Escrito por

Aplicada à decoração da sala de estar, a prática chinesa do Feng Shui produz um ambiente agradável e relaxante. Estar com a família, receber amigos e conversar, relaxar, assistir filmes ou ler fica muito mais prazeroso. E isso não se deve apenas à disposição de móveis e objetos: conheça a seguir a importância da disposição das plantas no equilíbrio dos elementos.

As Plantas no Feng Shui Representam o Elemento Madeira

A decoração deve ter equilíbrio pela disposição de mobiliário, luzes, fontes e plantas. Acredita-se deste modo proteger a casa, atrair saúde, felicidade e prosperidade.

Os elementos desta filosofia, presentes no baguá, a bússola do Feng Shui, são Terra, Madeira, Fogo, Água e Metal. As plantas representam o elemento Madeira e sua presença como elemento vivo permite um fluxo de energia suave e constante.

Além disto, as plantas ajudam a purificar o ar.  Algumas são capazes de absorver elementos nocivos como tolueno, formaldeído e benzenos, que são usados em tintas, tapetes e colas de móveis.

As plantas de jardim que produzem flores e as de folhagens coloridas são consideradas energia Yang, masculina, necessitando de luz direta do sol para ficarem saudáveis.

As plantas que são energia Yin, feminina, se desenvolvem melhor à sombra, então são excelentes para decoração de interiores.

Arrumações Mais Harmônicas de Vasos e de Arranjos

planta cadeiraNa disposição do mobiliário da sala de estar deve haver o cuidado de não formar barreiras que impeçam as pessoas de se enxergarem. Logo, evitar a disposição de plantas formando biombos.

Cultivar as mudas em recipientes de cerâmica, decoradas ou não, que representam o elemento Terra. Isso sempre em números pares, considerado benéfico.

Arranjos de flores vivas em vasos também é considerada benéfica, desde que sejam retiradas quando iniciarem o fenecimento.

A filosofia não recomenda arranjos de plantas secas, que são vegetais mortos e que não atraem boa energia.

Vasos para Estantes de Livros

Muitas salas de estar têm também estantes de livros. Com portas, são inócuas, abertas são consideradas fontes de energia destrutiva.

Para equilibrar, cultive plantas entre as partes com livros, reduzindo os efeitos indesejados e acrescentando um detalhe vivo à decoração do ambiente.

Plantas pequena como o potos-cetim (Scindapsus pictus), violetas-africanas (Saintpaulia ionantha), a planta-jade (Crassula ovata) e o clorofito (Chlorophytum comosum) são perfeitas para estes espaços.

Como as Plantas Podem Melhorar a Energia da Sala de Estar

mulher planta salaOs cantos são considerados pontos onde o fluxo da energia do chi é prejudicado, então disfarçar as quinas com plantas altas permite um melhor fluxo de energia.

Como exemplo as dracenas (Dracaena deremensis) e a dracena-malaia (Pleomele reflexa) que se adaptam bem em interiores. O bambu-mosso (Phyllostachys pubescens) também é recomendado, embora necessite de sol direto algumas horas, adequado para cantos junto a janelas grandes com luz natural.

A listagem de plantas usadas na decoração Feng Shui é flexível e qualquer planta usada deve estar saudável, mantida com regas e nutrição na medida certa para que fique sempre com boa aparência.

Não é recomendada plantas espinhosas, que são consideradas barreiras para o fluxo do chi.

No entanto, os apreciadores de cactáceas e outras suculentas espinhosas podem cultivar dentro de casa estas plantas, colocando-as junto a uma janela, consideradas neste lugar uma proteção contra intrusos.

Plantas Auspiciosas para a Decoração da Casa segundo o Feng Shui

Dentre as plantas para decoração Feng Shui citamos:

  • Bambu, qualquer variedade, que atrai boa fortuna;
  • Bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana), que não é um bambu na verdade, mas tido como planta que atrai bons fluidos, em qualquer lugar da sala;
  • Monstera (Monstera spp.), jibóia (Epipremmnum pinnatum) e filodendron (Philodendron spp) têm fama de atrair sorte em dinheiro e que devem ser colocadas na porta de entrada. Além disto, são capazes de purificar o ar.
  • Ficus (Ficus bengalensis), em inglês Banyan, considerada planta que atrai felicidade, dinheiro e alegria. Colocar no Oeste, Noroeste e Norte. Para o Sul é recomendada como atração de boas energias.
  • Dracena (Dracaena spp.) e dracena-malaia (Pleomele reflexa), chamadas de árvore-da-felicidade, pois atraem boa sorte e dinheiro. Colocar em cantos, a Leste, Sudeste, Sul e Sudoeste. Quando cultivadas próximo ao centro da sala espalham boa energia por todo o aposento.
  • Planta-dólar (Crassula ovata), uma suculenta que tem fama de promover sorte nas finanças. Cultivar a Sudoeste.
  • Plantas pendentes são consideradas benéficas por movimentar a energia boa, principalmente as que ficam mais altas próximas ao forro. Então cultive com prazer samambaias (Nephrolepis), avencas (Dianthum) e clorofitos, melhor junto à entrada da sala, para que as pessoas se sintam bem-vindas.
  • Violeta-africana (Saintpaulia ionantha), com suas folhas arredondadas que lembram moedas, simbolizam prosperidade. Colocar na área da Saúde.
  • Plantas bulbosas, como narcisos (Narcissus), lírios (Lilium spp.), são consideradas promotoras de alegria e harmonia. A tradição chinesa indica que são usadas para presentear na passagem para o Ano Novo. Seu uso é melhor ao Norte e Noroeste.

Fontes com Água Propiciam Paz e Tranquilidade

fonteNa filosofia Feng Shui são indicadas pequenas fontes para uso nos interiores e na sala de estar que podem ser parte da decoração planejada. São consideradas para fluxo de íons negativos do ar, que ajudam a purificar o local, promovendo o bem-estar.

Seu som propicia sensação de paz e tranquilidade. Em outras culturas o som do movimento da água simboliza o fluxo das emoções, ligadas ao Ás de Copas do Tarô.

Colocar a fonte no Leste, área da Saúde e Família. Quando colocada a Sudeste atrai prosperidade. E ao Norte, incrementa a Carreira.

Várias correntes de pensamentos e ramos oriundos da filosofia Feng Shui podem ter outros tipos de definições, mas tudo tem como objetivo a paz, a harmonia da pessoa e seus familiares, bem como seu crescimento e sucesso pessoal.