Passaros e insetos na horta
Pássaros são tudo de bom? São.
A natureza é um bem que não devemos dispensar, principalmente a avi-fauna selvagem que nos visita.
Mas e a horta?
Um canteiro de alfaces recém plantadas atrai pardais, que comem desenfreadamente as novas folhinhas estragando a nossa produção caseira.
[clear]
Todos já viram o desenho ou fotos de um espantalho, um boneco ou uma armação vestida com roupas para parecer que a horta tem um guardião pronto para afugentar os visitantes indesejáveis.
Funciona?
Até pode funcionar durante um tempo, mas logo que os pássaros perceberem a imobilidade daquele estranho ser, até o usarão para apoio e descanso enquanto escolhem a melhor folha da horta.
[h2 type=”2″]Passaros e insetos na horta: Dicas para proteger a horta dos predadores[/h2]
Mas algumas coisas que poderemos fazer para proteger nosso alimento podem ser usados, vejamos:
[h3 type=”2″]1. Tela plástica para produção (sombrite) a 60%, esticadas em sarrafos formando um túnel sobre os canteiros.[/h3]
Eficiente na defesa contra predadores, inclusive insetos, se for fechada.
Dificulta, no entanto os tratos culturais.
A sugestão é fazer canteiros pequenos, e usar uma armação da tela costurada em arame galvanizado, podendo ser removida para regas e manejo.
[h3 type=”2″]2. Canteiros feitos com borda em madeira ou alvenaria cobertos[/h3]
Com velhas janelas que possam ser abertas, a luz do sol passa através do vidro, como numa estufa.
Também eficiente, mas para regiões quentes do país acabaria por cozinhar as plantas pelo calor irradiado e o ar quente dentro destas.
Canteiros feitos desta forma também poderiam ser cobertos por sombrite esticado e costurado em molduras de arame ou sarrafos. Mais arejado e indicado para locais tropicais.
[h3 type=”2″]3. Método antigo e barato, cruzar linhas de cordão de algodão[/h3]
Colocados sobre a horta presos a bambus ou sarrafinhos, o que dificultam o pouso e o vôo dos pássaros na horta.
Têm de ficar muito bem esticadas para funcionar, sendo necessária manutenção da posição dos bambus.
Acrescentar pedacinhos de plástico cortados em fitas, amarrados a cada 20 ou 30 cm podem ajudar no movimento com vento, espantando os visitantes.
A desvantagem é que dificultam nossas tarefas de limpeza de inços e colheita do produto cultivado.
[clear]
A primeira fase de crescimento das folhas das hortaliças (alface, rúcula, radite e couve) quando estão bem tenras e delicadas são as de maior interesse para os pássaros, depois quando começam a crescer já não há tanta atração.
Nas linhas esticadas sobre a horta também é possível pendurar pedaços de lata de refrigerante cortadas em fitas também, que farão barulho quando se chocarem umas nas outras.
Desvantagem: é irritante para nós e para os vizinhos.
Muitos apreciam o sino dos ventos, aquele artefato da cultura japonesa feito de bambus ou caninhos metálicos que produzem som agradável.
Será que funcionam com os pássaros? A experimentação sempre é viável, mas estes bichinhos alados são inteligentes e não tardarão a verificar que são inócuos.