Enfermaria para Plantas Ornamentais

Escrito por

 

Nosso jardim pode ser apenas de plantas em canteiros – mas quando cultivamos mudas em vasos poderemos ter algumas em fase de desenvolvimentos a partir de propagação por estaquia ou sementeiras.

Um pequeno ripado ou mesmo um cantinho protegido de uma área coberta com boa iluminação natural será suficiente para estas tarefas.

Mas quando surgem insetos ou mesmo doenças nas mudas envasadas, deveremos pensar em construir um pequeno espaço coberto separado do restante do jardim.

Os insetos se proliferam rapidamente e plantas com fungos ou bacterioses podem destruir todo um conjunto de mudas em pouco tempo.

Como Construir um Espaço para Tratar das Plantas Doentes

enfermaria de plantas

Desenho de Helena S. Morelli

Para construir então uma pequena enfermaria de plantas, basta um espaço de 2,0 x 2,5 m, feito com estrutura de sarrafos de madeira ou canos.

A cobertura poderá ser com telhas plásticas translúcidas, favorecendo a luminosidade natural.

A orientação da enfermaria deve levar em conta os ventos mais fortes do local, colocando do lado que estes ventos mais incidem uma parede impenetrável, cobrindo com plástico usado em estufas para agricultura.

enfermaria de plantasAs demais paredes poderão ser feitas com sombrite 60% de sombreamento. Uma porta, fechada com tela (sombrite ou tela para mosquitos) impedirá a entrada de insetos e pequenos animais.

Prateleiras ao redor do espaço, algumas mais altas, outras mais baixas receberão as mudas para tratar.

O chão poderá ser de cimento queimado ou brita fina, devendo ser mantido limpo sem terra e plantas fenecidas por doenças.

No meio do espaço uma mesa de tamanho pequeno servirá como bancada de trabalho para limpar e tratar a muda com problema.

enfermaria de plantasEvitar bancadas de concreto, pois um móvel pode ser retirado ou afastado do local para movimentação e rearranjo de vasos.

Uma lixeira de tamanho grande de plástico com tampa receberá o material descartado, que será levado ao fim do trabalho para incineração.

Desta forma, teremos um espaço perfeito para tratar nossas mudas.

Evitar trazer para a enfermaria mudas saudáveis para fazer propagação ou repicagem de touceiras.

Ali é um ambiente para tratar problemas e elas poderão ser infectadas sem querer.