Danos Causados por Raízes de Coqueiros

Escrito por

 

Hoje a engenheira agrônoma e consultora do Faz Fácil Míriam Stumpf explica como proceder quando as raízes do coqueiro danificam uma calçada.

Há 9 anos atrás plantei um pé de coqueiro, desses de jardim. Agora percebi que ele está rachando a calçada, como posso resolver este problema?

Qual planta é sugerida para plantar no lugar? O local está na calçada, próximo onde passa o cano da água da rua para o relógio do lado de fora da casa na calçada.

Não sei o que fazer. Por favor, vocês poderiam me orientar?

Sérgio S.

Raízes de Palmeiras São Mais Laterais que Profundas

palmeira raízesAs palmeiras(coqueiros são palmeiras) têm a raiz fasciculada, isto é, mais raízes laterais e com menor profundidade que árvores. Mas há um grande desenvolvimento de diâmetro radicular, e podem interferir em encanamentos muito próximos.

Elas convivem bem com pouco solo: em Porto Alegre temos palmeiras numa avenida, plantadas sobre uma ponte, com pouco solo, e estão lá desde o início do século passado.

Podar as raízes da palmeira poderia desestabilizar a planta que poderia tombar com temporais. Se houver possibilidade é preferível o transplante para local com mais espaço.

palmeira raízesColocar outras plantas, como arbustos de pequeno porte poderia solucionar o problema. Verifique como se alinha o encanamento, evitando plantar sobre ele.

Outra ideia é modificar a altura do canteiro, colocando bordas de pedras ou tijolos que aumentariam o volume de terra e poderia cultivar muitas coisas, sem que as raízes ocasionassem dano aos encanamentos.

Sugiro que dê uma olhada nas sugestões do site: você com certeza encontrará alguma planta que poderá adicionar ao paisagismo de sua calçada. Escolha uma com dimensão, altura adequada ao espaço, além de ver o tipo de luminosidade necessária.

Espero ter ajudado.Escreva sempre que quiser!