Manejo da cultura, pragas e doenças do cultivo do girassol :

Cultivo do Girassol florO manejo da cultura é muito simples.
A competição dos inços é o fator mais limitante e deve ser controlada com capinas, chegando terra ao colo da planta, evitando assim que se descubram as raízes o que fragiliza sua sustentação, podendo ocorrer acamamento com ventos fortes.

São poucas as pragas que atacam o girassol, como os nematóides do solo, a lagarta que ataca as folhas e besouros que vêm atrás das sementes.
As moléstias conhecidas do girassol também são poucas, como a mancha foliar, podridão do colo e a ferrugem, esta sim, perigosa para a produção.

O uso de rotação de culturas com outras plantas de ciclo maior não suscetiveis à doença é uma prática eficaz no combate ao fungo.

Cultivo do Girassol – Colheita do girassol

As inflorescências costumam atrair muitos pássaros que se alimentam das sementes e são grandes competidores e podem trazer grande prejuízo no rendimento da safra.

Cultivo do Girassol Colher no ponto certo também é difícil.

As inflorescências podem ser colhidas cerca de 4 a 5 meses após a semeadura e a observação do fruto é necessária.
Estes não podem estar ainda leitosos, mas também não podem estar secos, quando pode ocorrer a debulha natural.

A colheita mecanizada é uma prática possível desde que o terreno seja pouco ondulado, senão ela deverá ser manual, exigindo mais mão-de-obra.

Uma das coisas interessantes nesta cultura é que as inflorescências são aproveitadas para a retirada dos frutos, as sementes são retiradas para a produção de óleo, as cascas e capítulo secos poderão servir para combustível de caldeiras e a planta poderá ser cortada e incorporada ao solo para servir de adubo verde.

Cultivo do Girassol flores

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.