[space][space][space][space][space]
Cultivo do Girassol
Produção a partir da semente de girassol[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Cultivo do Girassol – Usos das sementes de girassol[/h2]
A cultura é produzida em diversos países, principalmente para extração de óleo, utilizado na alimentação humana e também para produção de biodiesel.
Os maiores produtores são Rússia, Argentina, Ucrânia, China e Romênia.
No Brasil os Estados produtores são Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A Lei Federal nº11.097 de 13.01.2005 estabelece que será obrigatório a adição de biodiesel ao óleo diesel em todo o território nacional.
Até 2013 a adição será de 5% no óleo diesel.
As fontes renováveis provenientes da produção de plantas do tipo babaçu, canola, girassol, dendê entre outros, servirão para aumentar a produção de combustível nacional.
O girassol como matéria prima oleaginosa tem um teor de óleo de 35 a 45 %.
Além deste tipo de uso, o óleo de girassol também pode ser usado como medicinal e cosmético, na fabricação de fitoterápicos.
Os índios americanos já o usavam para tratamento de doenças dos rins, reumatismos e problemas respiratórios e recentemente seu uso para combater o colesterol também o indica para uso na culinária.
[h2 type=”2″ width=””]Modo de Cultivo :[/h2]
Solo :
Para cultivar o girassol a nível de produção comercial, será necessária uma prévia análise de solos para detectar a sua fertilidade e acidez e com as devidas recomendações de adubação e correção do solo.
Solos férteis, profundos e com pouca declividade, clima ameno e com chuvas regulares são os ideais para a cultura.
O terreno deverá ser preparado com passagem de disco e gradeação, adicionando adubo animal curtido e fertilizante granulados em nível adequado, conforme a análise de solos efetuada.
Época de Plantio e Semeadura :
A época de plantio para a cultura é de setembro até outubro, quando já não há mais perigo de frios e geadas.
Para regiões mais quentes o plantio em outros meses é possível, mas será preciso haver umidade no solo, proveniente de chuvas da estação ou de irrigação artificial.
A semeadura é direta em sulcos, com espaçamento entre linhas de 1,00 a 1,30 m e entre plantas de 30 a 40 cm, colocando-se 3 até 5 sementes/cova, podendo ser feito manualmente ou com o uso de máquinas.
Cada grama contém aproximadamente 30 sementes.
Conveniente plantar antes de chuvas ou então irrigar a área depois se não houver umidade suficiente no solo.
Muitos produtores usam o desbaste das plantas deixando apenas uma por cova, o que irá depender também da fertilidade do solo em questão.