Aprenda sobre o cultivo caseiro da beterraba, seja em vasos, em garrafões pet ou mesmo num sítio. A beterraba é um alimento muito rico em sais minerais e bastante apreciada em diversas receitas.[clear]
Nome botânico: Beta vulgaris L.
Sin.: Beta orientalis L., Beta vulgaris subsp. orientalis Aellen
Nome popular: beterraba
Angiospermae – Família Amaranthaceae
Origem: Provável Europa e Ásia[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
Planta herbácea anual ou bienal com altura das folhas entre 40 e 50 cm. A beterraba apresenta numerosas raízes bem pequenas ao redor da raiz principal. É esta raiz, de formato redondo, que é consumida.
Tem uma casca fina e delicada, de cor carmim escuro, assim como o interior com ótimo sabor. As folhas são grandes de nervuras vermelhas e bordas das folhas com ondulações. As flores são completas e reunidas em formato de panícula.
São cultivadas para alimento humano e podemos encontrar, além da que conhecemos, outras variedades também cultivadas para outros fins.
Tais como a Beta vulgaris var. altissima, que é a beterraba açucareira; a Beta vulgaris var. alba, considerada excelente forrageira para alimentação do gado; e a Beta vulgaris var. flavescens ou var. cicla, chamada de acelga, onde as folhas são mais usadas para consumo.
[h2 type=”2″ width=””]Como Fazer o Cultivo Caseiro da Beterraba[/h2]
As partes consumidas são as raízes tuberosas, mas as folhas apresentam sabor muito bom. Podem também ser aproveitadas para alimento em diversas receitas.
O local deverá ter sol, de preferência até o meio-dia.
Para um cultivo caseiro de beterraba, podemos usar as bordas dos canteiros da horta, vasos, jardineiras com boa profundidade ou embalagens descartáveis de água mineral de 5 litros.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Solo ou Substrato para o Plantio da Beterraba[/h2]
O tipo de substrato adequado deverá ser rico em matéria orgânica, permeável e não compactado, para que as raízes se desenvolvam bem.
Destorroar o solo do canteiro numa profundidade de 20 cm. Usar composto orgânico de folhas com adubo de aves, cerca de 150 g/m2, mais 30 g/m2 de adubo granulado N-P-K formulação 4-14-08. E um pouco de areia se o solo for muito argiloso e pesado.
Misturar tudo bem e regar. Se for plantar em vasos ou outros recipientes usar o mesmo tipo de substrato. Não se esquecendo de proteger os furos para drenagem.
[h2 type=”2″ width=””]Mudas e Reprodução da Beterraba[/h2]
A beterraba é multiplicada por sementes durante todo o ano para todas as regiões do Brasil. Adquirir em agropecuárias a granel ou em embalagens especiais.
Para semear, riscar linhas no canteiro ou recipiente com distância de 30 cm entre as linhas. Colocar a semente a um centímetro de profundidade e cobrir com solo seco. Regar com jato fino.
Manter a umidade, pois é uma planta ávida por água então durante o verão é necessário regar pela manhã e à tarde. Mas no inverno ou nas regiões de períodos de chuva intensos, observar o solo.
Se estiver encharcado aguardar para realizar a rega. Com o plantio da beterraba em vasos, manter a mesma distância e deixar protegido do sol e da chuva até alguns dias após a germinação.
A germinação ocorre entre 4 até 14 dias. Como as sementes se apresentam grudadas na hora da semeadura, haverá grande número de plantinhas juntas. Devendo ser feito o desbaste, deixando cada muda a 10 cm de sua vizinha.
Relembrando a compatibilidade das plantas da horta, as companheiras ideais de canteiro para a beterraba são os rabanetes, as cenouras, as rúculas, as alfaces, as abobrinhas, as cebolinhas, os pepinos e os morangos.
Deixar espaçamento adequado para que todas as plantas do canteiro se desenvolvam bem.
No caso de haver outras hortaliças, como, por exemplo as cebolinhas e rúculas, colocar estas plantas em local mais distante. De forma que todas tenham a mesma quantidade de sol que necessitam.
[h2 type=”2″ width=””]Cultivo Caseiro da Beterraba: Colheita[/h2]
Apresenta um ciclo de 65 dias no verão e 80 dias no inverno, da semeadura até à colheita das raízes. Abrir um pouco o solo do canteiro e testar uma planta, analisando a raiz.
Colher a planta toda, lavar para retirar a terra secar com um pano limpo e armazenar em local seco. Empregar em receitas, cruas ou cozidas em saladas, sopas. etc.
As folhas são ótimas para omeletes e refogados, junto com cebolas, alhos e ervas aromáticas.
[h2 type=”2″ width=””]Uso Medicinal e Elementos Nutricionais da Beterraba[/h2]
A beterraba pode ser considerada excelente para tratamento de problemas de intestino (folhas e raízes), devendo ser evitadas para quem tem colite.
Folhas maceradas cruas podem ser usadas para uso na pele como antifúngico. As raízes contêm sais minerais, como o potássio, o cálcio, o sódio e o magnésio.
As beterrabas têm também poder de tingimento de tecidos de algodão. O produto fica com uma cor rosada muito bonita.