Cultive Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANCs)

Escrito por

O consumo de plantas alimentícias não convencionais (PANCs) – mesmo das ornamentais – devem ser provenientes da prática de cultivo orgânico, isto é, sem venenos.

Por serem comestíveis mas ao mesmo tempo não convencionais, nem sempre recebem o tratamento adequado para fazerem parte da alimentação.

Conheça neste artigo algumas espécies de plantas alimentícias não convencionais e veja a seguir os cuidados necessários ao seu cultivo.

Como Escolher a PANC

jasmim-do-cabo

Jasmim-do-Cabo

As PANCs ornamentais adquiridas no comércio devem passar por período de quarentena, para que os defensivos aplicados em viveiro sejam lavados pela chuva.

Suas flores devem ter a parte do pólen extraída e lavada para retirar qualquer resíduo, pois o pólen pode causar alergias a pessoas sensíveis.

Não devemos retirar plantas das beiras de estradas para consumo imediato, pois os metais pesados oriundos da queima de combustível poderão deixar resíduos sobre a planta, ocasionando intoxicações.

Plantas de terrenos baldios podem estar também infectadas por bactérias, fungos ou vírus, podendo ocasionar uma série de doenças em humanos.

Cultivando Plantas Alimentícias Não Convencionais

chapeu de couro

Chapéu-de-couro

Quando as plantas são ornamentais e podemos ter em nosso jardim, o modo de cultivo é particular a cada espécie.

Quando as plantas são ruderais, isto é, encontradas em terrenos baldios e beiras de estrada, não existe literatura a respeito.

Podemos colher as sementes das plantas de ciclo anual e fazer a semeadura na época apropriada a cada uma.

Para as perenes de rizomas ou entouceiradas, é possível separar alguns filhotes abrindo a touceira ou extrair parte do rizoma para cultivar em casa.

O tipo de substrato para as que não são ornamentais é uma mistura de composto orgânico e areia. Mas a observação do local onde foi encontrada também é uma prática desejável.

Algumas são de terrenos meio alagados e deveremos reproduzir o tipo de solo e umidade necessária, para termos sucesso.